quinta-feira, 9 de junho de 2011

PARABÉNS PELO DIA DO PASTOR BATISTA

UNIÃO DOS MINISTROS BATISTAS INDEPENDENTES DO PARANÁ

CONSTRUINDO PONTES - A UNIDADE É O VINCULO DA PAZ

2º Domingo de junho – dia do pastor Batista – PARABÉNS

Conta-se a estória de certo viajante que parou numa pequena cidade de interior, a única coisa que possuía era uma caixa de ferramentas de trabalho. Observando que ali no banco daquela praça, estava sentada uma pessoa com as mãos calejadas e de aparência serena que inspirava confiança, certo fazendeiro do lugar se aproximou e lhe ofereceu serviço em sua propriedade. Vendo que as ferramentas eram de um carpinteiro, logo viu que uma questão antiga sua seria resolvida, pois precisa cercar toda a sua propriedade. Levou então o carpinteiro para sua casa e lhe deu as ordens do serviço, construir uma boa e segura cerca ao redor de toda sua propriedade. Como o serviço levaria muito, mais muito tempo mesmo para um homem só, o fazendeiro avisou que precisava viajar e se ausentou por muitos dias.

Ao retornar teve uma surpresa com seu empregado, a cerca estava construída até uma parte que chegava a um rio que divisava suas terras com as de outro morador, único vizinho seu. O fazendeiro desceu à procura do carpinteiro e o encontrou terminando de colocar umas ultimas madeiras de uma ponte que havia construído sobre o rio que separava suas terras das do seu vizinho. Estarrecido e muito bravo o fazendeiro dava uma terrível bronca no carpinteiro que se justificava dizendo: que viu aquele rio impedindo o acesso ao único vizinho da fazenda e como era carpinteiro, revolver construir uma boa ponte sobre o rio que permitisse a aproximação entre estes dois vizinhos. Mais a ponte estava pronta e naquele exato momento veio por ela e se aproximou o vizinho que morava do outro lado do rio, desceu do seu cavalo e aproximando-se do fazendeiro foi logo dando uma forte abraço e soluçando agora dizia: que bom meu irmão que teve a coragem de dar o primeiro passo para nos unir de novo, construindo esta ponte que estava quebrada desde que nossos pais faleceram e na divisão da herança nos desentendemos, agora estou feliz pois pude chegar até aqui te pedir perdão, não tinha coragem de te procurar, mais você tomou a iniciativa de abrir o caminho para mim.

Então o fazendeiro agora também chorando e com coração quebrantado convidou o vizinho que era seu irmão para entrar em sua casa. Estiveram separados a muitos anos por aquele rio e por suas intrigas, mais agora uma simples ponte construída entre eles, os uniu.

Claro que o fazendeiro agora se volta para essa personagem importante do fato, “o carpinteiro” e lhe pergunta então, na verdade quem é você, eu me enganei quando pensei que você com essas ferramentas, martelos, serras, poderia construir cercas?

Então o “carpinteiro” responde: Eu ando por aí construindo pontes que servem para aproximar as pessoas, não construo cercas que separam, afastam e podem ferir quem tenta passar por ela. Mas as pontes eliminam distancias e sobrem abismos que estão à nossa frente. As pontes nos levam adiante, onde não normalmente uma pessoa não pode atravessar. As cercas que construímos para proteger os bens que achamos valiosos, são impedimentos para que as pessoas se aproximem de nós.

2º Domingo de julho, dia 12, dia do pastor batista. Que neste dia nós possamos comemorar as muitas pontes que Jesus nos ensinou e capacitou a construí-las através das muitas ferramentas (dons) que Ele mesmo nos deu. Afim que irmãos separados possam se encontrar na casa do Pai, reconciliados, vencendo as barreiras, os rios da vida que separam as pessoas.

Como pastores, devemos lembrar sempre que fomos chamados pelo carpinteiro, criado de José, Filho de Deus, para construirmos pontes e não cercas de arames farpados.

"Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele." (I Coríntios 3 : 10)

Feliz ministério pastoral aos amados e a sua família que junto com o pastor ou obreiro, atravessam vales e desertos carregando nos ombros a madeira da ponte. Tomando cada dia a sua cruz e seguindo os passos do Mestre. Temos muito que agradecer pela teu ministério, pastor.

"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9 : 23)

Em nome da diretoria da UMBIPAR – (2011-2013)  prjoelvernick@hotmail.com

Pastor Joel Verníck – presidente – 43- 9652 6777 – 8421 2458 –
programa de rádio www.luasfm.com (seg-sex 22/24 hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor