sexta-feira, 15 de março de 2013

O SENSO DO DEVER E DAS OBRIGAÇÕES PASTORAIS - ALÉM DA BÍBLIA

A CIENCIA DO DEVER DA ESCOLHA CERTA :
Definições: O que é Deontologia: "déon, déontos" que significa dever e "lógos" que se traduz por discurso. Tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adotadas por um determinado grupo profissional.


Meu Comentário: Difere da Teontologia que é o estudo do ser de Deus: Teontologia (Estudo de Deus), Théos = Deus, Ontos = Ente, Logos = Estudo. Não supõem – se que seja uma descrição exata do ser de Deus. Apesar de levantar e tentar responder questões a seu respeito.

E da teologia que é o estudo sobre a Divindade: Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo, análise, consideração, questionamento sobre alguma coisa ou algo"), no sentido literal, é o estudo sobre a divindade

DENTOLOGIA Trata da responsabilidade do ser humano no dever da escolha moral, seu caráter em relação às realizações de uma missão no contexto de uma comunidade ou grupo profissional a que pertence E O CUMPRIMENTO DO SEU DEVER.

Definição: Dentologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea e sua origem significa, em grego, ciência do dever e da obrigação. Dentologia é uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, quais são moralmente necessárias e serve para nortear o que realmente deve ser feito. O termo foi criado no ano de 1834, pelo filósofo inglês Jeremy Bentham, para falar sobre o ramo da ética em que o objeto de estudo são os fundamentos do dever e das normas, deontologia é também conhecida como "Teoria do Dever".

Immanuel Kant também deu sua contribuição para a deontologia, uma vez que a dividiu em dois conceitos: razão prática e liberdade. Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral; e por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade.

A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria. Para os profissionais, são normas estabelecidas não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios. O primeiro Código de Deontologia foi feito na área da medicina, nos Estados Unidos.

Meu Comentário: Quanto a que norteia todo principio da vida cristã, nossa base é a Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras. Mais no exercício do ministério pastoral, como classe, além da Palavra de Deus, temos outros elementos cooperadores a favor da boa conduta do pastor, como o Estatuto, Regimento Interno, código de Ética de cada denominação. Mesmo assim vemos uma avalanche de atitudes praticadas por alguns membros do ministério pastoral, que rolam como pedras morro abaixo deixando um rastro de destruição por onde passam. Alguns de nós tomamos decisões sem pensar nas conseqüências que elas trarão aos outros ou ao futuro de nossos ministérios, e como estas, afetam o Reino de Deus. À luz da orientação do Espirito Santo seria impossível isso acontecer, pois Sua orientação nunca falha e coopera sempre com as coisas do Reino de Deus.

O dever de escolher bem, e fazer o certo vai além da orientação e sensibilidade espiritual. É uma responsabilidade pessoal a ser cumprida voluntariamente e não imposta. Uma preocupação pelo que por fazer. Busca do estado de perfeição, do latim “per fazere” o que está por fazer. Nem sempre o que é Bíblico é o correto a ser feito, mais o correto a ser Feito deve ser sempre Biblico, aí entra o senso Deontológico para nortear a escolha do pastor em relação aos outros pastores e a missão dentro de Sua denominação.

Deontologia não se explica, se pratica. Pois o dever não é teórico, é pratico. O dever é logos no sentido literal a ação que realiza e não a palavra que discursa. (João 1) 1. NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Eu estou a muito tempo cansado de ouvir o mesmo discurso, ainda que 40% das pessoas prefiram continuar ouvindo o mesmo discurso, eu prefiro trabalhar. Desde de criança o que aprendi foi trabalhar e servir. Aprendi também que não somos obrigados assumir compromissos. Meu pai já dizia: “que todo compromisso assumido, deve ser cumprido, custe o que custar”. Acho que isso põe em prática a deontologia (a ciência do dever).



Em Cristo o exemplo do dever cumprido. Ebenezer

Pastor Joel Verníck - A SERVIÇO DO REINO

http://www.significados.com.br/deontologia/

http://ir-institutorestaurar.webnode.com.br/products/teologia-sistematica-1-teontologia-e-pneumatologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor