segunda-feira, 15 de julho de 2013

Honrando a Deus com o corpo e recebendo suas promessas
MEU CORPO  (mishkan Yaweh– habitação do SENHOR)
Kadosh Hakadashim – Morada do Espírito Santo

 Texto: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo e espirito os quais pertencem a Deus" (I Cor 6:19 e 20).
1.   INTRODUÇÃO: Nosso corpo não é um recipiente descartável que possamos usar e abusar de acordo com nossos desejos. Como troféus da graça de Deus, redimidos pelo precioso sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, devemos honrar a Deus com o nosso corpo. A pergunta é: como fazer isso?
2.   VOCÊ É O TEMPLO DO DEUS VIVO. Quando pela primeira vez o apóstolo Paulo mencionou a palavra templo aos habitantes de Corinto, eles não pensaram em seu próprio corpo; ao contrário, eles pensaram no templo de Afrodite, um lugar onde os adoradores participavam em imoralidade sexual com prostitutas do templo. Provavelmente foi por isso que em suas cartas aos coríntios Paulo se estendeu para reeducar os novos crentes com relação ao templo onde Deus habita, que está no coração daqueles que aceitam a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Paulo declara: "Nós somos santuário do Deus vivente" (II Cor. 6:16), e "vosso corpo é santuário do Espírito Santo" (I Cor. 6:19). Deste modo, o motivo mais forte para cuidarmos do nosso corpo não é simplesmente que poderíamos viver mais ou gozar melhor saúde agora, mas porque escolhemos honrar a Deus com nosso corpo, que é Seu dom para nós. I cor 6.20
Deus sempre cumpre Sua obra em nós através da nossa fé. Fé é aceitar as promessas de Deus através de uma vida onde as prioridades sejam as espirituais.

3.   A primeira coisa que Deus quer que façamos é que venhamos nos comprometer completamente a Ele. Ele quer que nos entreguemos à Sua obra. Ele quer que percebamos que sem Ele não temos o controle da vida. Ele quer que vejamos que somos incapaz de viver uma vida santa, e que devemos se render a Ele através da nossa Fé. Deixe o passado, Deus quer que morramos ao nosso antigo modo de vida, e realmente deixemos tudo para trás. Os velhos hábitos, reações e associações nem sempre são fáceis de quebrar. Deus que estejamos dispostos a morrer para esta vida. A Bíblia diz: "...Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência..." (Cl 3:5-10).





4.   os efeitos prejudiciais da imoralidade sexual, que duas razões ele dá para honrarmos a Deus no nosso corpo? I Cor. 6:19 e 20
Em sua primeira epístola aos cristãos em Corinto, o apóstolo Paulo enfatizou a importância de honrar a Deus com o nosso corpo. Os crentes coríntios estavam enfrentando intensos desafios. Eles viviam em uma cidade onde a imoralidade sexual não só era prevalecente, mas também encorajada. Satanás estava arruinando a imagem de Deus sobre incrédulos e crentes. A promiscuidade não só estava contaminando a cultura, mas estava penetrando na igreja e era objeto de culto em templos pagãos.
Como seguidores do Senhor Jesus Cristo, não podemos usar e abusar do corpo com indiferença. Muito frequentemente, as pessoas dizem: "o corpo é meu, e posso fazer o que quero." A Palavra de Deus desafia essa filosofia egocêntrica. Quando os cristãos tomam parte em atividades prejudiciais, prejudicam a si mesmos e desonram publicamente a Deus. Caem em condenação
5.   Quais são outras atividades prejudiciais e impróprias para aqueles cujo corpo é templo do Espírito Santo? Veja também Prov. 20:1 ; I Cor. 10:21, prostituição I Cor 6.18, cigarro Is 65.5; I Cor 6.12, 10.23 , orgias
Honrar a Deus com nosso corpo envolve mais do que abster-nos da imoralidade sexual. Uma vez que reconhecemos que nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que somos redimidos pelo sangue precioso de Jesus, esta noção afetará cada aspecto de nossa vida. Buscaremos não só evitar a profanação do nosso corpo - templo com qualquer substância ou atividade que seja prejudicial ou imprópria, mas também buscaremos ativamente cuidar do nosso corpo - templo e nos envolver em atividades que honrem a Deus.
6.   Façam tudo para a glória de Deus (I Cor. 10:31, NVI).
Tendo apelado aos crentes de Corinto para que evitassem contaminar o templo de seu corpo pela imoralidade sexual, o apóstolo Paulo compartilhou um princípio que pode guiar cada aspecto de vida: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (I Cor. 10:31). O substantivo grego traduzido por "glória" é a mesma palavra usada como verbo em I Coríntios 6:20: "Glorificai a Deus no vosso corpo." A correlação entre as duas passagens é clara. Se o seu corpo é templo do Espírito Santo, tudo o que você faz, inclusive o que você come e o que bebe, deve ser feito para a glória de Deus.
7.   Como é possível "honrar a Deus" com o nosso corpo, ou como se come e bebe "para a glória de Deus"? O que significa isso? Deus Se importa mesmo com o que comemos? Por quê?
Col 2.8 tendo cuidado que ninguém vos faça presa sua, por meio sutil
Nós somos seres físicos. No novo Céu e na nova Terra, ainda seremos seres físicos (veja Apoc. 21:4 e 14). A idéia de que somos templos serve para provar ainda mais como é sagrado e importante o aspecto físico de nosso ser. Da mesma forma, se Deus ama e Se importa conosco, não deve constituir surpresa que Ele queira que cuidemos do nosso corpo, que tanto pode ser fonte de alegria como de sofrimento, muitas vezes dependendo de como cuidamos dele.Por Ele podemos servir a Deus e representar Jesus.
8.   Porque Deus tem interesse em nosso corpo, e para que? Pq somos seu templo. Santuário da morada Ef 2.22, I Cor 6.19; II Cor 6.16
Perguntas para consideração
1.   Se somos salvos pela graça de Deus mediante a fé, e não por nossas obras, por que é importante o cuidado do templo do Espírito?
2.   O que podemos fazer para ajudar os membros da sua igreja a serem mais conscientes da necessidade de cuidar do corpo.
3.   Que perigos corremos em enfatizar a importância da saúde e sua relação com a fé e a espiritualidade, de forma a não fazer com que os doentes sintam como se estivessem enfrentando o juízo de Deus?
4.   Que papel o vestuário e o adorno têm na questão do templo de nosso corpo? O que a Bíblia diz sobre este assunto?

9. Queres honrar o Corpo de Cristo? Então não O desprezes nos seus membros
Honrar a Cristo naquilo que escolho contemplar; Salmo 101.3
Honrar a Cristo naquilo que escolho ouvir; Salmo 143.8
Honrar a Cristo na escolha de lugares que decido ir; Salmo 143.8; Is 30.21
Honrar a Cristo na escolha de amigos; II Cor 6.14
Honrar a Cristo naquilo que escolho falar;  Efesios 4.29
Honrar a Cristo com o trabalho das mãos Ecl 9.10
Honrar a Cristo com salário justo o trabalho dos outros Tiago 5.4

As Escrituras Sagradas nos revela que o Senhor Deus modelou o homem como se modela a argila do solo, e insuflou em suas narinas o espírito de vida e o homem se tornou um ser vivente. “...E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente...” (Gênesis 2:7). Portanto, o homem em sua totalidade é querido por Deus. O corpo do homem também participa da dignidade revelando a “imagem de Deus”:
E a pessoa humana inteira está destinada a tornar-se, membro do Corpo de Cristo, e Templo do Espírito Santo. E é exatamente neste pensamento que não se pode desprezar a vida no corpo; ao contrario, devemos estimar e honrar e cuidar do corpo, (honrar não cultuar), porque ele foi criado por Deus e é destinado à ressurreição no último dia
É saudável cuidar do corpo: Desta forma, é aconselhável a nós, evitar todo tipo de vícios e hábitos que possam fazer mal à saúde e venha de qualquer forma prejudicar o corpo. Sabemos que Todas as formas de vícios acabam cedo ou tarde lesando a saúde; o vicio do cigarro, a bebida alcoólica, e as drogas, vida promiscua e infidelidade conjugal, de modo terrível, fazem muito mal à saúde do corpo, como também do espírito.
É preciso cultivar a virtude da temperança pois ela nos ajuda a evitar toda espécie de excesso, o abuso da comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos usados de maneira errada.
Se a pessoa não tem uma vida equilibrada, ela pode buscar nos vícios uma forma de compensar as frustrações e carências afetivas, etc.
Podemos e devemos buscar ajuda profissional e espiritual para tratar dos males de nosso espírito. Hoje a depressão é causa de muito sofrimento, e mesmo de morte. É preciso tratar dela com médicos, psicólogos, psiquiatras e ajuda espiritual. Também as condições de trabalho inadequadas podem fazer mal à saúde.
10.    Porque a santificação é tão importante?
Bom primeiro analisemos o seguinte fato, todos querem ir para o céu, correto! mas a Bíblia nos informa que sem a santificação ninguém vera a Deus (Hebreus 12:14), ou seja um dos requisitos para chegarmos a Deus é sem duvida aceitar a Jesus Cristo e praticar seus ensinamentos, Jesus Cristo orando pelo discípulos disse: "...Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;..." (João 17:15-20).
A santificação é um ato no qual nos declaramos pertencer exclusivamente a Deus. Ser santo significa a separação dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas por Deus em Sua Palavra presente em sua vida pela limpeza do coração, da mente e da carne, e de sua inclinação para o pecado, e preenchendo com o Espírito Santo de Deus para que sejamos transformados e capacitados a viver uma vida em cooperação com a obra de Deus. Ser santo é continuar sendo de Deus mesmo em meio ao mais profundo e inexplicável silêncio divino (Mt. 27.46).

Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; (II Coríntios 6 : 17)
E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. (II Coríntios 6 : 18)

Com a honra a Deus pelo nosso corpo, alcançamos a promessa em Cristo de Liberdade da penalidade e do poder do pecado


11.       Concluindo com II Cor 6.16-7.1, teremos a nossa confirmação nas promessas e bênçãos de Deus em todas as áreas da vida.

Pastor Joel Verníck – educador MEC, bacharel e mestre em Teol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor