sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A GRAÇA NÃO NOS DÁ LIBERDADE PARA PECAR

Se analisarmos textos de Colossenses 2.16-23, veremos que a liberdade cristã não leva ao pecado.


Teologicamente o que é pecado:

• “Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a *concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede de Pai, mas procede do mundo” (1ª João 2.16). *desejo ardente e intenso sexual ou material

• V.17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Segundo o apóstolo João, o pecado atinge três área da nossa vida.

A. Nos apetites malignos da carne a concupiscência do desejo da carne.

B. No materialismo avarento e transitório a concupiscência dos desejos dos olhos.

C. No orgulho da vida sem Deus a soberba da vida.

1. Concupiscência da carne – Qualquer pecado da carne; desejo da carne: paixões carnais, imoralidades, glutonaria, bebedice, materialismo manifesto pelos prazeres extravagantes, pelos sentimentos, pelo endeusamento das gratificações mundanas e perversas.

2. Concupiscência dos olhos – cobiça, avidez, ambição desenfreada por riquezas, desejo incontido por aquilo que vê, convicto que ficará plenamente satisfeito quando tiver o objeto da sua avareza, sendo isso um engano.

3. Soberba da vida – Arrogância de viver, orgulho, jactância, insolência, presunção; o homem que pensa e fala muito de si mesmo e seus bens e benefícios, suas riquezas, seus feitos, sendo estes quase sempre falatórios e exageros seus; um petulante convencido e vaidoso.

Devido ao pecado da nação, a alegria cessaria. Veja esta realidade na tristeza que a nação viveu quando foi levada em cativeiro no Salmo 137.1-5.

Desde o Eden que a estrategia de satanas é a mesma para tentar as pessoas e os levarem a cair em sua armadilha. Com Eva, com Saul, com Davi e até com Jesus ele ua a mesma tática.

Como depois de tantos exemplos podemos cair nas mesmas ciladas. Aceitar as mesmas propostas e se deixar levar pelas mesmas ambições carnais.

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. (Romanos 13 : 14)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor