sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

INVEJA, EU?

A inveja


E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. (Isaías 14 : 13)



Interessante que a INVEJA é uma questão tão presente na vida da humanidade, seja tão pouco comentada, interpretada e reconhecida.

A inveja está presente na vida do ser humano desde o momento em que a serpente (o mais astuto dos animais) apresentou a Eva a possibilidade de "ser" igual a Deus. E que Este por Sua vez não permitia o acesso ao conhecimento do bem e do mal, para se manter no poder absoluto, não querendo por inveja que sua criatura lhe fosse igual.

Porém já tinha sido manifesta em Lucifer, o querubim que assistia diante do Todo Poderoso e andava sobre pedra esfogueadas, que O adorava com todo tipo de adoração instrumental, em louvor prestado a Deus, até que.... Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. (Ezequiel 28 : 15). Também temos outros exemplos bíblicos desse sentimento :



• VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. (Gênesis 30 : 1)

• Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração. (Gênesis 37 : 11)

• Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado. (Marcos 15 : 10)

• Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. (Marcos 7 : 22)



A abordagem deu certo. Eva caiu direitinho na filosofia apresentada do ponto de vista do ser mais invejoso do universo. Querer ser igual ao Criador. Isso já havia acontecido mesmo nas regiões celeste, quando o arcanjo lúcifer, rebelou-se contra Deus, desejando subir acima das estrelas e ser "semelhante" ao Altíssimo. Referência bíblica em (Isaías 14.14).

Acredito espiritualmente, e com algum conhecimento cientifico psicológico, poderíamos facilmente afirmar que uma grande parte das causas de depressão, seja exatamente devido a inveja. O sentimento brota na mente enfraquecida por um estado de baixa estima. E ai se inicia um longo caminho, que talvez para muitos pode ser sem volta. Quando a mente atingida pela inveja só vê a fama, o progresso, a honra, a importância e as conquistas acontecendo na vida dos outros e não na sua, e se entrega ao estado de fracasso total.



Então a inveja, além estar relacionados como um dos sete pecados capitais (ICAR), também está muitas vezes latente (oculta) na alma de alguém que cedo ou tarde poderá trazer a tona esse sentimento tão nefasto, para quem passa a viver desejando o que é do "outro". E que poderá até empregar meios destrutivos para conseguir conquistar ou simplesmente para desprover o outro daquilo que está desprovida, até mesmo o amor, a paz ou de felicidade. Então o invejoso dessa área fará de tudo para roubar a paz e a felicidade do outro que muitas vezes lhe é próximo e muito querido.

Então o invejoso da paz, amor e felicidade, passa a viver em função de destruir a paz o amor e a felicidade daquele que as tem, uma vez que não as poderá subtrair.

Um antídoto eficaz conta a inveja é aplicar as lições de viver dadas pelo Criador da raça humana, que nos lançou no universo sem uma efetiva orientação. O decálogo (dez mandamentos) dados por Deus no monte Sinai ao líder Moisés, combatem implicitamente a INVEJA, em todos os dez conselhos, cuidados e obrigações do ser humano em suas relações com o Criador e com o seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor