A NOVA ERA ATINGE EM CHEIO AO
EVANGELHO
Então conheçamos, e
prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a
nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6 : 3)
São várias as formas e nomenclaturas
que se apresentam como forma de “CONHECIMENTO DE DEUS”, ...
EU CHAMARIA QUALQUER EVENTO
QUE APRESENTASSE ESSA OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR A DEUS, OU CONHECE-LO
VERDADEIRAMENTE DE:
As cinzas de Jó (Jó 42.1-6)
Ou Vale de jaboque, esse é meu
predileto! (Gen 32.22-32)
Caverna de Adulão (I Sam 22.1)
Altar de Elias (I Reis 18.38)
Mais o conhecimento motivado
pela experiencia, apresentado hoje no neo-pentecostalismo, é indutivo, racional e empirico, ao invés
de ser epistemologico. Pela fé, através da revelação do próprio Deus, baseado
em sua propria revelação pela Sua Palavra.
João 20 : 27- Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo,
e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas
incrédulo, mas crente.
28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e
Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé,
creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
de Γνωσις (gnosis): 'conhecimento')
é um conjunto de correntes
filosófico-religiosas sincréticas que
chegaram a mimetizar-se com o cristianismo nos
primeiros séculos de nossa era, vindo a ser declarado como um pensamento herético após uma
etapa em que conheceu prestígio entre os intelectuais cristãos. De fato, pode
falar-se em um gnosticismo pagão e em um gnosticismo cristão, ainda que o
pensamento gnóstico mais significativo tenha sido alcançado como uma vertente heterodoxa do cristianismo
primitivo.
Alguns autores fazem uma
distinção entre "Gnosis" e "gnosticismo". A gnose é, sem
dúvida, uma experiência baseada não em conceitos e preceitos, mas na sensibilidade do (conhecimento
racional, adquirido pelo sentimento da emoção) coração. Gnosticismo, por
outro lado, é a visão de mundo baseada na
experiência de Gnose, que tem
por origem etimológica o termo grego gnosis, que significa
"conhecimento". Mas não um conhecimento científico (empirico),
filosófico pelo estudo das teorias (a "episteme" dos gregos), mas de
caráter intuitivo e transcendental; Sabedoria. É usada
para designar um conhecimento profundo e superior do
mundo e do homem, que dá sentido à vida humana, que a torna plena de
significado porque permite o encontro do homem com sua essência eterna,
centelha divina, maravilhosa e crística, pela via do
coração. É uma realidade vivente sempre ativa, que apenas é compreendida
quando experimentada e vivenciada. Assim sendo
jamais pode ser assimilada de forma abstrata, intelectual e discursiva.
O conhecimento de Deus, deve
ser fundamentado na Sua revelação, que consiste na fé e aceitação da Sua
própria Palavra, como fonte. É a EPISTEMOLOGIA. A EPISTEMOLOGIA é o
conhecimento de Deus pela fé, e não pela experiencia ou sentimento da emoção.
Num texto hermético lê-se que
a gnosis da Mente é a "visão das coisas divinas". G.R.S.Mead
acrescenta que "Gnosis não é conhecimento sobre alguma coisa, mas
comunhão, conhecimento de Deus". Este é o grande objetivo, conhecer
"Deus", (não Ele vindo até nós, mais o homem indo ao seu encontro
pela experiência) a Realidade em nós.
Não é a crença, a fé simples que
importa. O fundamental é a comunhão interior, o religar da Mente individual com
a Mente universal, a capacidade do homem "transcender
os limites da dualidade que faz dele homem e tornar-se uma consciência divina".
Para salvação, é biblico que
tenhamos fé em Deus! Fé que Ele existe, que é Deus e que o caminho até Ele está
traçado pela Sua Palavra, as Escrituras Sagradas. Em Efesios 2.8-10 “ a
salvação é pela graça, mediante a fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus”....
Romanos 10.17 “ a fé vem pelo
ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Não encontramos aqui e nem em outra
parte da escritura que a fé, e a salvação vem por experiencia com Deus, mais em
conhece-lo através da Sua palavra. A Epistemologia.
Temos um ensaio teórico de
Paulo, se assim podemos chamar, combatendo com os gregos, os empiricos e
racionais, sobre o conhecimento de Deus, em I Corintios 2.9-16
9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho
não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que
Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito;
porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do
homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as
coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo,
mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é
dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras de
sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas
espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas
do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque
elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e
ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para
que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Aqui neste
texto nós temos o apostolo Paulo explicando sobre os movimentos e as teorias do
conhecimento. Teoria do conhecimento e epistemologia
O tema da "teoria do
conhecimento" é o próprio conhecimento. Ela pressupõe, portanto, o que
pretende analisar, e seus resultados, por isso, nunca podem ser normativos mas
sim apenas descritivos e elucidativos. Apesar de alguns indícios de reflexão
sobre problemas referentes ao pensar e o estatuto da realidade de conceitos e
idéias na antigüidade e na escolástica, a reflexão gnoseológica propriamente
dita é uma manifestação da época moderna. (Fenomenologia - o problema da
fundamentação do conhecimento. Uma abordagem fenomenológica - de: MARCELO DA
VEIGA GREUEL (UFSC-DLLE-CCE)
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