quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O ESPIRITISMO DA NOVA ERA..


A NOVA ERA ATINGE EM CHEIO AO EVANGELHO

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6 : 3)

 

São várias as formas e nomenclaturas que se apresentam como forma de  “CONHECIMENTO DE DEUS”, ...

EU CHAMARIA QUALQUER EVENTO QUE APRESENTASSE ESSA OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR A DEUS, OU CONHECE-LO VERDADEIRAMENTE DE:

As cinzas de Jó (Jó 42.1-6)

Ou Vale de jaboque, esse é meu predileto! (Gen 32.22-32)

Caverna de Adulão (I Sam 22.1)

Altar de Elias (I Reis 18.38)

Mais o conhecimento motivado pela experiencia, apresentado hoje no neo-pentecostalismo, é indutivo, racional e empirico, ao invés de ser epistemologico. Pela fé, através da revelação do próprio Deus, baseado em sua propria revelação pela Sua Palavra.

João 20 : 27- Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

28  E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

29  Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

 

de Γνωσις (gnosis): 'conhecimento')

Gnosticismo - (do grego Γνωστικισμóς (gnostikismós);

é um conjunto de correntes filosófico-religiosas sincréticas que chegaram a mimetizar-se com o cristianismo nos primeiros séculos de nossa era, vindo a ser declarado como um pensamento herético após uma etapa em que conheceu prestígio entre os intelectuais cristãos. De fato, pode falar-se em um gnosticismo pagão e em um gnosticismo cristão, ainda que o pensamento gnóstico mais significativo tenha sido alcançado como uma vertente heterodoxa do cristianismo primitivo.

Alguns autores fazem uma distinção entre "Gnosis" e "gnosticismo". A gnose é, sem dúvida, uma experiência baseada não em conceitos e preceitos, mas na sensibilidade do (conhecimento racional, adquirido pelo sentimento da emoção) coração. Gnosticismo, por outro lado, é a visão de mundo baseada na experiência de Gnose, que tem por origem etimológica o termo grego gnosis, que significa "conhecimento". Mas não um conhecimento científico (empirico), filosófico pelo estudo das teorias (a "episteme" dos gregos), mas de caráter intuitivo e transcendental; Sabedoria. É usada para designar um conhecimento profundo e superior do mundo e do homem, que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua essência eterna, centelha divina, maravilhosa e crística, pela via do coração. É uma realidade vivente sempre ativa, que apenas é compreendida quando experimentada e vivenciada. Assim sendo jamais pode ser assimilada de forma abstrata, intelectual e discursiva.

O conhecimento de Deus, deve ser fundamentado na Sua revelação, que consiste na fé e aceitação da Sua própria Palavra, como fonte. É a EPISTEMOLOGIA. A EPISTEMOLOGIA é o conhecimento de Deus pela fé, e não pela experiencia ou sentimento da emoção.

Num texto hermético lê-se que a gnosis da Mente é a "visão das coisas divinas". G.R.S.Mead acrescenta que "Gnosis não é conhecimento sobre alguma coisa, mas comunhão, co­nhecimento de Deus". Este é o grande objetivo, conhecer "Deus", (não Ele vindo até nós, mais o homem indo ao seu encontro pela experiência) a Reali­dade em nós.

 Não é a crença, a simples que importa. O fundamental é a comunhão interior, o religar da Mente individual com a Mente universal, a capacidade do homem "transcender os limites da dualidade que faz dele homem e tornar-se uma consciência divina".

Para salvação, é biblico que tenhamos fé em Deus! Fé que Ele existe, que é Deus e que o caminho até Ele está traçado pela Sua Palavra, as Escrituras Sagradas. Em Efesios 2.8-10 “ a salvação é pela graça, mediante a fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus”....

Romanos 10.17 “ a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Não encontramos aqui e nem em outra parte da escritura que a fé, e a salvação vem por experiencia com Deus, mais em conhece-lo através da Sua palavra. A Epistemologia.

Temos um ensaio teórico de Paulo, se assim podemos chamar, combatendo com os gregos, os empiricos e racionais, sobre o conhecimento de Deus, em I Corintios 2.9-16

9  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

10  Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

11  Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

12  Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

13  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

14  Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

15  Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

16  Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

 

Aqui neste texto nós temos o apostolo Paulo explicando sobre os movimentos e as teorias do conhecimento. Teoria do conhecimento e epistemologia

O tema da "teoria do conhecimento" é o próprio conhecimento. Ela pressupõe, portanto, o que pretende analisar, e seus resultados, por isso, nunca podem ser normativos mas sim apenas descritivos e elucidativos. Apesar de alguns indícios de reflexão sobre problemas referentes ao pensar e o estatuto da realidade de conceitos e idéias na antigüidade e na escolástica, a reflexão gnoseológica propriamente dita é uma manifestação da época moderna. (Fenomenologia - o problema da fundamentação do conhecimento. Uma abordagem fenomenológica - de: MARCELO DA VEIGA GREUEL (UFSC-DLLE-CCE)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor