segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

OQUE SIGNIIFICA: UM LEÃO - UM JUMENTO E UM PROFETA MORTO..


A IMPORTÂNCIA DE CADA UM PARA DEUS

 

"Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto)."  (Eclesiastes 9 : 4)

 

Como Deus usa cada coisa, cada acontecimento para falar conosco

TRÊS FIGURAS: CRIATURAS (I Reis-13)

1. O PROFETA (morto)

2. O LEÃO

3. O JUMENTO

v. 24 - Este, pois, se foi (o profeta), e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver
v. 28 - Então foi e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; o leão não o havia devorado, nem havia despedaçado o jumento.

Após meditar no texto de I Rs-13, perguntamos ao Senhor??
“ Deus, porque o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento e sim ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.

Bem, para que possamos enriquecer nossos conhecimentos saibamos que a palavra a bíblia é um celeiro de mensagens e revelações de Deus para o homem. Pois então, vejamos:

Existe 105 referências da palavra leão na bíblia;
104 referências da palavra cadáver;
71 referências da palavra jumento.

O LEÃO

Leão é símbolo de domínio, força, poder autoridade, e justiça, tendo na bíblia tantas referências.

O JUMENTO

O jumento; o que teria a ver esse jumento com o contexto desse relato bíblico, pois aquele que deveria ser o almoço do leão, acaba por ficar livre, mas não tem medo do leão e fica ali junto ao corpo sem vida do profeta.

Jumento é um animal originalmente nativo do Oriente, também era um animal forte usado como transporte, pois vemos que em

I Sm.25:18, Abigail vai encontrar com o Rei Davi colocando os presentes em jumentos.

Em II Rs.4:24, a sunamita vai de Suném ao monte Carmelo, cerca de 40 km, montada em uma jumenta, para ter com Elizeu.

Números 22.21-30 a jumenta de Balaão

  • "E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens."  (Juízes 15 : 15)

Mas existem dois tipos de jumento, o domesticado e o selvagem;

JUMENTO SELVAGEM

O jumento selvagem (Gn.16:12) não obedece ninguém, vive a mercê de sua natureza, anda por lugares áridos, é solitário. Hoje é o que mais encontramos dentro das igrejas, crentes que não gostam de obedecer a seus pastores, não conhecem e nunca leram Hb.13:17. Estes qualquer hora encontrarão com o leão da justiça.


JUMENTO DOMESTICADO

Jó tinha 500 jumentas, (Jó.1:3) que lhe davam muito leite, e não precisa ser um retireiro, (homem da ordenha de leite) para sabermos que só se tira leite de jumenta mansa, e diga-se de passagem, leite de jumenta é riquíssimo em vitaminas, alguns dizem servir até como remédio.
José e Maria que estava grávida, foram de Nazaré a Belém (Lc.2:4e5) para o recenseamento.

Também sabemos que o nosso amado JESUS andou em um jumentinho Lc 19.28-40.

Queridos irmãos, jumento domesticado é obediente. Era esse animal que o profeta morto pelo leão estava montando, um jumento obediente, manso, domesticado.

CONCLUSÃO:


PORQUE“ o leão após matar o profeta, não o devorou, nem comeu o jumento. Mais ambos, leão e jumento ficaram parados ao lado do cadáver do profeta?”.

 

A resposta é que o leão do juízo, não comeu o profeta desobediente por que este estava contaminado, e também não comeu o jumento por que este era a obediência de Deus, então vejamos:

leão“ O JUÍZO DE DEUS NÃO SE CONTAMINA, permanece SENDO PURO”.
o profeta morto“ O SALÁRIO DO PECADO DO SERVO desobediente SERÁ A MORTE”.
jumento“ A OBEDIÊNCIA A DEUS ainda é o melhor meio de fazer parte de Seu reino e de Sua história, podendo assim escapar da morte e DO JUÍZO DE DEUS”.

 

Bem, se o leão representa o juízo de Deus, o cadáver represente o servo desobediente e contaminado, então, o jumento é a representatividade da obediência.

força, firmeza que precismos para carregar as cargas até o fim do caminho

 

  • "Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto)."  (Eclesiastes 9 : 4)

 

A ÚNICA COISA QUE DEUS NÃO USA NEM PRECISA SÃO DE MORTOS, DEFUNTOS

  • "Considerai os pássaros, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?"  (Lucas 12 : 24)
  • "E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos."  (Lucas 12 : 7)
  • "Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados."  (Mateus 12 : 12)

 

O Muito valor que temos nas mãos do Senhor

 

  • "Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi. Jo18 : 9

 

4 comentários:

  1. Obrigada...me ajudou muito...pois realmente me perguntava...tem um significado...Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Palavra de Deus que edifica, que Deus os abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Boa o sentido figurativo

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima interpretação desse texto tão rico e pouco conhecido.

    ResponderExcluir

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor