domingo, 21 de setembro de 2014

ARGUMENTAÇÃO BIBLICA DOS PINCIPIOS DA MINHA FÉ MINISTERIAL


                        ZELANDO E MANTENDO O TESTEMUNHO DA SIMPLICIDADE

1. Deus quer de todos nós um bom testemunho como filhos amados Ef 5.1). Quer que conservemos uma vida diferente da que todo o mundo vive, pois o mundo está no maligno (João 5.19).

2. Devemos manter uma vida de separação de envolvimento e comprometimento com o mundo ( II cor 6.14; I Pd 3.1-3)

3. Nosso bom procedimento em Cristo ( I Pd 3.16). Considerando ter uma vida pura, tendo vergonha de causar escândalo ao corpo de Cristo por palavras sujas, gestos obscenos, roupas indecentes que não convém a um membro do Seu corpo ( I Cor 6.20; Ti 2.5).

4. Não podemos valorizar mais as coisas materiais em “detrimento” prejuízo do que é espiritual (Romanos 1.25; I Ped2.5;3.2) . Precisamos ter um grande cuidado com nossa vida espiritual sem nos esquecer da vida social, familiar, financeira. Não podemos amar e servir mais a criatura, do que O Criador (Rm 1.25)

5. Todo coração sem Cristo vive insatisfeito, com o corpo, com a roupa, com as pessoas que estão ao seu lado, com a casa que mora, com o salário que recebe, e até com a igreja que o Senhor comprou com Seu sangue ( Pv 27.20; 30.15; Col 2.23)

6. Deus o nosso eterno Pai nos recebe, permitindo ao pecador que se arrependa, e que mantenha uma comunhão íntima com Ele que deve aumentar mais e mais, até o dia em que estaremos juntinho dele para sempre. (Prov 4.18)

7. Enquanto isso devemos manter uma vida digna do testemunho de servos de Cristo, diferentes em consagração. ( I Tes 5.23) Deus nos orienta a viver santificados no corpo, alma e espírito. Em ( I Pd 3.1-3) quer um bom procedimento com muita humildade e simplicidade de coração, sem vaidade, arrogância ou qualquer coisa que nos leve a querer aparecer ou ser melhor que os outros. Em ( Rm 1.25) deus nos previne em não tentar enganá-lo cuidando mais da aparência externa, mudando cor dos cabelos, características físicas com uso do silicone, transformando uma verdade de Deus em mentira, mais estando sempre satisfeitos com o coração agradecidos por tudo que o Senhor nos dá.

8. Em (Gen 41.42) temos um servo fiel a Deus que se corrompe deixando que *faraó (símbolo do reinado de satanás), lhe enfeite ao costume do *Egito (símbolo bíblico do mundo), colocando vestes e joias em um corpo até então livre.

9. Em (Deut 15. 12, 16, 17) conhecemos o principio da história do uso das joias, como brincos. Quando o mandamento do Senhor era que os escravos que não aceitassem a liberdade no sétimo ano de seus senhores. Deveriam ser marcados com um furo na orelha, para que todos que os vissem com aquela marca soubessem que eram escravos voluntários dos seus senhores e para sempre.

10.   Em (Ex 32. 2, 3, 4), as joias serviram de idolatria na construção de um “deus’ bezerro de ouro para adoração dos ‘hebreus’, feito de brincos, pendentes de ouro que estavam nas orelhas. Não foram dos utensílios de ouro que ganharam no Egito, mais das joias, apegos do coração (idolatra)que usavam. Neste caso há necessidade de uma libertação do fundo da alma do coração apegado a elas, para quem não idolatra será fácil livrar-se delas.

11.   Em (Deut 22. 5) somos alertados no cuidado com as coisas e procedimentos abomináveis ao Senhor ( Rm 1.25-32). E com vaidades, belezas vazias que podem custar a salvação (Ef 4.17-29), se não houver arrependimento e abandono. Outras coisas que estão plantados no coração como fetiches, amuletos, como pinheirinho de natal tão comum aos pagãos e seitas.

12.   A única coisa que Deus mesmo colocou sobre o corpo do homem foi a roupa, e isso por causa do pecado.(Gen 3.21) feito de peles de animais. Os demais adereços o próprio se humano se escraviza com seu uso, como os animais que aceitam um cabresto ou uma coleira para serem conduzidos por seus donos.

                            VIDA CONSAGRADA (A DEUS) ATÉ A VOLTA DE JESUS- uma questão de salvação

Ser Cristão é coisa séria, crer em Deus até os demônios creem mas estremecem  (Tiago 2.19)

  (João 8.32) CONHECEREIS A VERDADE E ELA LIBERTARÁ

    a )    Vida consagrada ao Senhor exige renúncia.  Deus tem parâmetros estabelecidos pela sua Palavra.

I Ped 3.2Considerando a vossa vida pura, com respeito.

I Ped 3.3O enfeite não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

I Tim 2.9Que do mesmo modo as mulheres se vistam em traje honesto, com respeito e humildade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

I Tim 2.10Mas (como convém a mulheres que querem servir a Deus) com boas obras.

I Tes 4.2Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.

I TEs 4.3Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que não desonrem a Deus;

I Tes 4.4Que cada um de vós saiba ter seu corpo em santificação e honra;

I TEs 4.5Não no desejo de  prazer, como os pagãos, que não conhecem a Deus.

Deut .14.1 . TATUAGENS – Não fazer incisões, marcas, dar golpes, no corpo

Uso de Jóias como objeto de idolatria e vaidade, quando o cuidado e zelo é maior com a criatura do que a consideração com o Criador, fetiches, amuletos.

Rom 1.23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Rom 1.24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

Rom 1.25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

   b)   O corpo não é mais nosso quando nos entregamos ao Senhor. Temos de considerar a sua vontade sobre nossas vidas, em tudo.

“I Cor 3.16” Não sabeis  que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

“I Cor 6. 19” Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

“ICo 6.20”  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, a Deus no vosso corpo, e  vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Santificação é nossa entrega total a Deus, todos os dias e para sempre, senão não veremos o Senhor.

    c)    CONSIDERAÇÕES HISTÓRICA SOBRE OS COSTUMES – tradições e a maior das idolatrias

Os semitas descendente de Abraão, povo de Deus ERAM TOTALMENTE CONSAGRADOS A DEUS, não tinham nenhum tipo de vaidade, pois eram simples e habitantes de tendas no deserto. Quando Jacó está voltando da terra de Labão, com sua família, a esposa Raquel trás os ídolos familiares de seu pai, roubados. Em Gen 35.2, 4 conta que Jacó tinha feito pacto com Deus para oferecer sacrifício no altar em Betel, e ali chegando ele manda as sua  mulher pegar os “deuses estranhos” que tinham nas mãos e os brincos e pendentes e enterrou debaixo do carvalho em Siquém, para subirem à presença do SENHOR em BETEL. Em Gen 35.7 e 8, diz que edificando o altar, Deborah morreu e foi sepultada aos pés do monte provavelmente tinha algum ídolo que não havia deixado, Raquel também morre em seguida ao dar a luz a Benjamim.  Mais tarde José no Egito recebe do Faraó jóias (Gen 41.42) e todo o povo de Deus nascido no Egito se rendem aos costumes dos egípcios na vaidade das jóias, por costume do lugar até os homens usavam. Quando saem do Egito para Canaã, no deserto eles resolvem fazer um bezerro de ouro como seu deus, e usam os enfeites, pendentes, brincos e colares, pulseiras que as pessoas tinham consigo (mulheres, filhos e filhas) (Exd 32.2, 4).

Ainda podemos ver o início desta prática e seu significado em Êxodo 21.5, 6Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.  Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre, Deut 15.17Então seu SENHOR o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela;  e ele o servirá para sempre.

Esse escravo que não quis a liberdade, passava a ter uma orelha marcada como sinal de escravidão voluntária ao seu senhor. Cuidado então para não ser prisioneiro do seu senhor por objetos (cabrestos, coleiras e algemas), ou marcas de propriedade de alguém, que não seja Jesus que nos libertou do pecado e da morte (Romanos 8.2).

As marcas do Cristão são outras: são as marcas DA HUMILDADE e da SIMPLICIDADE. Reflexo do amor e obediência a Cristo, testemunho de um coração livre e desapegado do que é material e seus valores idólatras encravados ou pendurados no coração, o mundo está no maligno, nosso coração é o SANTUÁRIO DO SENHOR (Efésios 2.22, II Cor 6.16) .

3 comentários:

  1. É muito bom aprender mais sobre a palavra de Deus, porque é ela que liberta, que Deus continue te usando Pastor Joel, o mundo precisa de vasos preciosos que anunciam o evangelho da paz. Espero poder ver mais posts, Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor