terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PORQUE DAVI APANHOU CINCO PEDRAS NO RIBEIRO?

dURANTE dezesseis anos de conversão, orei, estudei, pesquisei e não obtive uma resposta bibliocentrica e Revelação Divina sobre Davi ter apanhado cinco (5) pedras do ribeiro (riacho) e colocadas todas no seu alforge (bolsa). Sendo que Davi usou somente uma para abater o gigante golias (homem de quase três metros de altura).
Entre algumas respostas nestes 16 anos, encontrei uma matéria relacionada as cinco pedras aos cinco continentes do planeta. Outra relacionada as cinco pedras às cinco letras do nome de Jesus. Outra aos cinco dedos da mão de Davi. Mais nenhuma delas satisfez ou preencheu esse "MISTÉRIO". SIM SEMPRE CONSIDEREI UM MISTÉRIO
Porque Davi sendo ungido de Deus e com toda a sua garra como se dispos a enfrentar e vencer Golias, jamais poderiamos imaginar uma duivida em "sua pedrada" que o levasse a apanhar cinco, achando que poderia errar algumas e precisaria das cinco para abater o gigante, se ficou claro que ele o enfrentou em O NOME do SR dos Exércitos.
Outra coisa a se questionar nesse misterio, é que Davi não menciona ter jogado fora sua bolsa, nem as outras quatro pedras. Então o minstério continua, porque apanhou (cinco)pedras?????
"Porém as coisas relevadas são para nós e nossos filhos, e as ocultas pertencem ao nosso Deus DEuterenomio 29.29"
O fato encoberto a nossa limitada capacidade humana, está respondido na própria palavra de Deus. Pois as pedras sempre foram uma constante de afirmação da relação e reconhecimento de presença Deus, pelo homem, e sua consistência em poder, sinceridade e firmeza, muitas das vezes reconhecida por Seus servos na montagem do altar.
a. Com Jacó:
  • "E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar." (Gênesis 28 : 11)
b. No Sacerdócio:
  • "E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR." (Êxodo 28 : 12)
c. A visão de Daniel, representando o poder do Cristo, (mais este é outro assunto):
  • "Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou." (Daniel 2 : 34)
  • "Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra." (Daniel 2 : 35)
d. Então estas pedras revelam o poder do Cristo Ungido, destruindo os gigantes inimigos que afrontam toda raçahumana.
  • "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;" (Efésios 2 : 20)
  • "Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido." (I Pedro 2 : 6)
  • "E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina," (I Pedro 2 : 7)
  • "E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." (I Pedro 2 : 8)
BEM, MAIS VAMOS ENTÃO A RESPOSTA BIBLICA, que nos foi revelada nestes dias de feriado de carnaval, por ocasião do 1º Congresso de Avivamento Espiritual da Igreja Batista Independente em Primeiro de Maio/PR
Em uma das mensagens trazidas pelo Missionário Vanderlei da Igreja Sião Celeste do pastor Joquim em curitiba, o irmão foi usado por Deus e me fez muito feliz trazendo a resposta para a questão das CINCO PEDRAS DE DAVI.
Quando DAvi: "E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu." (I Samuel 17 : 40) Ele então usou somente uma pedra para atirar contra o "gigante filisteu", que levando a pedrada na testa, vinda de frente, caiu também para frente de rosto no chão, provando que não foi a pedrada que o derrubou,mais sim o poder de Deus.
Cadê as outras 4 pedras então????
O Texto de II Samuel capitulo 21 apartir do verso 15 conta de uma das pelejas (disputas de guerra) que DAvi teve contra os "filisteus".
Exatamente aparir dos versos 16 a Biblia começa a apresentar o motivo de DAvi ter guardado outras quatro pedras (seixos) do seu alforge.
  1. Uma das pedras tinha o destino de destruir o gigante filisteu Isbi-benobe que sua lança pesava 37.4 Kg (II Sm Cap 21 verso 16)
  2. Outra pedra estava reservada para outro filisteu Saffe que era dos filhos dos gigantes (II Sm cap 21 verso 18)
  3. Outra pedra no caminho de DAvi foi um giteu chamado Golias que também foi morto em uma batalha contra os filisteus (II Sm Cap 21 verso 19)
  4. E finalmente a ultima pedra simbolizou a destruição de outro "gigante" que não em seu nome mencionado, mais diz que possuia seis dedos em cada mão e nos pés num total de 24 dedos, nascido ambém de gigantes e foi morto em Gate.
Então o verso 22 do capitulo 21 de 2º Samuel termina dizendo :
  • "Estes quatro nasceram do gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos." (II Samuel 21 : 22)
Como também caiu pelas mãos de Davi, o primeiro gigante filisteu chamado Golias. Uma pedra para destruição de cada gigante no caminho do ungido de Deus. Não foi por insegurança, nem por garantia caso errasse a primeira pedrada contra Golias, que Davi apanhou as cinco pedras no ribeiro.

Em Cristo seu servo pastor Joel Verníck. Bel e educador

2 comentários:

  1. ESTOU MARAVILHADO COM A UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE ESSE ESTUDO, QUERO PARABENIZAR AO PASTOR JOEL, QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONTINUE USANDO MAIS E MAIS

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus, estava também procurando a este respeito.
    Deus esteja te "ILUMINANDO" sempre amado.

    ResponderExcluir

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor