terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PORQUE DAVI APANHOU CINCO PEDRAS NO RIBEIRO?

dURANTE dezesseis anos de conversão, orei, estudei, pesquisei e não obtive uma resposta bibliocentrica e Revelação Divina sobre Davi ter apanhado cinco (5) pedras do ribeiro (riacho) e colocadas todas no seu alforge (bolsa). Sendo que Davi usou somente uma para abater o gigante golias (homem de quase três metros de altura).
Entre algumas respostas nestes 16 anos, encontrei uma matéria relacionada as cinco pedras aos cinco continentes do planeta. Outra relacionada as cinco pedras às cinco letras do nome de Jesus. Outra aos cinco dedos da mão de Davi. Mais nenhuma delas satisfez ou preencheu esse "MISTÉRIO". SIM SEMPRE CONSIDEREI UM MISTÉRIO
Porque Davi sendo ungido de Deus e com toda a sua garra como se dispos a enfrentar e vencer Golias, jamais poderiamos imaginar uma duivida em "sua pedrada" que o levasse a apanhar cinco, achando que poderia errar algumas e precisaria das cinco para abater o gigante, se ficou claro que ele o enfrentou em O NOME do SR dos Exércitos.
Outra coisa a se questionar nesse misterio, é que Davi não menciona ter jogado fora sua bolsa, nem as outras quatro pedras. Então o minstério continua, porque apanhou (cinco)pedras?????
"Porém as coisas relevadas são para nós e nossos filhos, e as ocultas pertencem ao nosso Deus DEuterenomio 29.29"
O fato encoberto a nossa limitada capacidade humana, está respondido na própria palavra de Deus. Pois as pedras sempre foram uma constante de afirmação da relação e reconhecimento de presença Deus, pelo homem, e sua consistência em poder, sinceridade e firmeza, muitas das vezes reconhecida por Seus servos na montagem do altar.
a. Com Jacó:
  • "E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar." (Gênesis 28 : 11)
b. No Sacerdócio:
  • "E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR." (Êxodo 28 : 12)
c. A visão de Daniel, representando o poder do Cristo, (mais este é outro assunto):
  • "Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou." (Daniel 2 : 34)
  • "Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra." (Daniel 2 : 35)
d. Então estas pedras revelam o poder do Cristo Ungido, destruindo os gigantes inimigos que afrontam toda raçahumana.
  • "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;" (Efésios 2 : 20)
  • "Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido." (I Pedro 2 : 6)
  • "E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina," (I Pedro 2 : 7)
  • "E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados." (I Pedro 2 : 8)
BEM, MAIS VAMOS ENTÃO A RESPOSTA BIBLICA, que nos foi revelada nestes dias de feriado de carnaval, por ocasião do 1º Congresso de Avivamento Espiritual da Igreja Batista Independente em Primeiro de Maio/PR
Em uma das mensagens trazidas pelo Missionário Vanderlei da Igreja Sião Celeste do pastor Joquim em curitiba, o irmão foi usado por Deus e me fez muito feliz trazendo a resposta para a questão das CINCO PEDRAS DE DAVI.
Quando DAvi: "E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu." (I Samuel 17 : 40) Ele então usou somente uma pedra para atirar contra o "gigante filisteu", que levando a pedrada na testa, vinda de frente, caiu também para frente de rosto no chão, provando que não foi a pedrada que o derrubou,mais sim o poder de Deus.
Cadê as outras 4 pedras então????
O Texto de II Samuel capitulo 21 apartir do verso 15 conta de uma das pelejas (disputas de guerra) que DAvi teve contra os "filisteus".
Exatamente aparir dos versos 16 a Biblia começa a apresentar o motivo de DAvi ter guardado outras quatro pedras (seixos) do seu alforge.
  1. Uma das pedras tinha o destino de destruir o gigante filisteu Isbi-benobe que sua lança pesava 37.4 Kg (II Sm Cap 21 verso 16)
  2. Outra pedra estava reservada para outro filisteu Saffe que era dos filhos dos gigantes (II Sm cap 21 verso 18)
  3. Outra pedra no caminho de DAvi foi um giteu chamado Golias que também foi morto em uma batalha contra os filisteus (II Sm Cap 21 verso 19)
  4. E finalmente a ultima pedra simbolizou a destruição de outro "gigante" que não em seu nome mencionado, mais diz que possuia seis dedos em cada mão e nos pés num total de 24 dedos, nascido ambém de gigantes e foi morto em Gate.
Então o verso 22 do capitulo 21 de 2º Samuel termina dizendo :
  • "Estes quatro nasceram do gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos." (II Samuel 21 : 22)
Como também caiu pelas mãos de Davi, o primeiro gigante filisteu chamado Golias. Uma pedra para destruição de cada gigante no caminho do ungido de Deus. Não foi por insegurança, nem por garantia caso errasse a primeira pedrada contra Golias, que Davi apanhou as cinco pedras no ribeiro.

Em Cristo seu servo pastor Joel Verníck. Bel e educador

57 comentários:

  1. ESTOU MARAVILHADO COM A UNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE ESSE ESTUDO, QUERO PARABENIZAR AO PASTOR JOEL, QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONTINUE USANDO MAIS E MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, a bíblia é clara em dizer quem foi q matou os outros 4 gigantes - depois de Golias - e não foi DAVI. Como disse o seu amigo Missionário Vanderlei, veja:

      1º Gigante: Golias foi morto por davi - 1 Sm 17:40 - (Esse foi morto por Davi)
      2º Gigante: Isbi-Benote - morto por Absai - 2 Sm 21:17
      3º Gigante: Safe - morto por Sibecai de Husate - 2 Sm 21:18
      4º Gigante: Golias (mesmo nome do primeiro) - morto por Elanã - 2 Sm 21:19
      5º Gigante: Sem Nome, morto do Jônatas, irmão de Davi - 2 Sm 21:21

      Se puder, comente por favor.

      Excluir
    2. Paz amados as cincos pedras de Davi vemos atuação de Deus desde o começo da vitória de Davi quanto fala que Davi matou os cinco gigantes o golias ele enfrentou só mais os demais ele contou com seus soldados.temos uma batalha travada em conjunto então foram mortos pelas mãos de Davi sendo este rei

      Excluir
    3. o pastor cometeu um equivoco ao dizer que as cinco pedras que Davi pegou no ribeiro tinha como destino os outros gigantes que foram mortos pelos seus soldados.
      É bem claro que as 5 pedras seriam usadas no combate com Golias e possivel outros gigantes se fosse necessário.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. verdade o pr.é uma benção pelo esforço do mistério da biblía amo muito tmbm...
      Mas as 4 pedras seriam somente necessárias se Davi errace a primeira....
      é como nós Deus vive nos dando estratégias para luta jejuns com orações,montes são ferramentas que precisamos tem uma que vence lutas obediência,submissão a Deus e aos pastores(as).Vida no altar é tudo é como a primeira pedra de Davi.se errarmos tem um coraçào quebrantado e contrito e issa ferramenta faz Deus nos levantar como a primeira pedra da vitória de Davi.Deus tem uma pedra branca para os Davis fiéis na glória....Aleluia.

      Excluir
    6. verdade o pr.é uma benção pelo esforço do mistério da biblía amo muito tmbm...
      Mas as 4 pedras seriam somente necessárias se Davi errace a primeira....
      é como nós Deus vive nos dando estratégias para luta jejuns com orações,montes são ferramentas que precisamos tem uma que vence lutas obediência,submissão a Deus e aos pastores(as).Vida no altar é tudo é como a primeira pedra de Davi.se errarmos tem um coraçào quebrantado e contrito e issa ferramenta faz Deus nos levantar como a primeira pedra da vitória de Davi.Deus tem uma pedra branca para os Davis fiéis na glória....Aleluia.

      Excluir
    7. Amen.louvo a Deus pela vida do pr.joel e pelo lindo estudo.apesar de alguns debaterem eu tirei uma linda liçao e obtive a minha resposta..não importa a quantidade de (pedras)o importante na batalha é o proposito o objetivo ea confiança em Deus e saber q sem ele nada podemos fazer(jo 15:5b.obgd pr e q Deus o Abençoe poderosamente

      Excluir
    8. Davi, ao se preparar para enfrentar Golias, primeiro, ele não aceitou a armadura física, que fala de uma proteção humana, ele tirou tudo e disse: Eu venho em nome do Senhor dos exércitos, demonstrando sua TOTAL dependência de Deus. Ao se abaixar para pegar as pedras no ribeiro, Davi se humilhou diante do altíssimo (água do ribeiro), declarando que precisava da ajuda do Deus de Israel para o dar vitória. As 5 pedras significam os meios de graça que são: oração, jejum, madrugada, louvor, palavra. O alforge significa o coração, Davi usou somente um, e venceu o gigante que fala da carne. Os meios de graça são armas poderosas que nos ajudam a vencer os gigantes dessa vida, e nos garantem a vitória.

      Excluir
  2. Glória a Deus, estava também procurando a este respeito.
    Deus esteja te "ILUMINANDO" sempre amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, a bíblia é clara em dizer quem foi q matou os outros 4 gigantes - depois de Golias - e não foi DAVI. Como disse o seu amigo Missionário Vanderlei, veja:

      1º Gigante: Golias foi morto por davi - 1 Sm 17:40 - (Esse foi morto por Davi)
      2º Gigante: Isbi-Benote - morto por Absai - 2 Sm 21:17
      3º Gigante: Safe - morto por Sibecai de Husate - 2 Sm 21:18
      4º Gigante: Golias (mesmo nome do primeiro) - morto por Elanã - 2 Sm 21:19
      5º Gigante: Sem Nome, morto do Jônatas, irmão de Davi - 2 Sm 21:21

      Se puder, comente por favor.

      Excluir
    2. Paz amado
      A bíblia declara claramente que foi davi quem matou e seus servos ,não sei como só vai saber quem estava no campo de batalha (2 samuel 21-22 :Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.) Para dizer que um presidente fez algo no país ele não precisa por a mão mas simplismente ir lá e assinar e ele ganha a fama de que fez .

      Excluir
    3. O que nosso amigo Eduardo fala está correto. Nas passagens que ele citou, diz claramente quem matou os gigantes. O Pastor pode ter se confundindo.
      O que pode ter acontecido, é Absai, Sibecai, Elanã, e Jônatas, terem matado os gigantes com as "pedras que Davi pegou". E Davi, realmente, pode ter sido guiado por Deus para pegar aquelas 5 pedras, pois já sabia o que vinha depois.
      Fiquem com Deus.

      Excluir
    4. Eu adorei o estudo me esclareceu muito mais acho que as cinco pedras é o motivo que se na primeira ele não tivesse vitória era pra ele não desisti continuar tentando

      Excluir
  3. Gostei do seu parecer entre tantos outros que li cada qual mais absurdo,mas que DEUS continue te abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, a bíblia é clara em dizer quem foi q matou os outros 4 gigantes - depois de Golias - e não foi DAVI. Como disse o seu amigo Missionário Vanderlei, veja:

      1º Gigante: Golias foi morto por davi - 1 Sm 17:40 - (Esse foi morto por Davi)
      2º Gigante: Isbi-Benote - morto por Absai - 2 Sm 21:17
      3º Gigante: Safe - morto por Sibecai de Husate - 2 Sm 21:18
      4º Gigante: Golias (mesmo nome do primeiro) - morto por Elanã - 2 Sm 21:19
      5º Gigante: Sem Nome, morto do Jônatas, irmão de Davi - 2 Sm 21:21

      Se puder, comente por favor.

      Excluir
  4. Tinha cada um que dizia que tinha até pedra do orgulho, do ódio etc misericórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, a bíblia é clara em dizer quem foi q matou os outros 4 gigantes - depois de Golias - e não foi DAVI. Como disse o seu amigo Missionário Vanderlei, veja:

      1º Gigante: Golias foi morto por davi - 1 Sm 17:40 - (Esse foi morto por Davi)
      2º Gigante: Isbi-Benote - morto por Absai - 2 Sm 21:17
      3º Gigante: Safe - morto por Sibecai de Husate - 2 Sm 21:18
      4º Gigante: Golias (mesmo nome do primeiro) - morto por Elanã - 2 Sm 21:19
      5º Gigante: Sem Nome, morto do Jônatas, irmão de Davi - 2 Sm 21:21

      Se puder, comente por favor.

      Excluir
    2. Em 1 crônicas 20:5 diz que o gigante morto por Elanã se chamava Lami, irmão de Golias.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Muito gratificante a pedrs q matou golia tinha u nome queria so confirma vo um pregador q falava q Davi matou golia com a pedra por nome Deus forte

      Excluir
  6. A quantidade de pedras não parece ser tão importante no contexto; ele poderia ter pegado 7 ou 8 pedras. Aprendo com esta passagem que Davi pegou várias pedras porque estava determinado a matar Golias. Se não conseguisse acertá-lo na primeira tentaria com as outras. Ele nos ensina que devemos ser determinados a enfrentar nossos gigantes, que pode significar os problemas do dia a dia.

    ResponderExcluir
  7. boa tarde
    Gostei muito desse pequeno estudo, muito lindo. Mas concordo com Andreo F, Aguiar que não é quantidade de pedras que pegou Davi, mas a perseverança em vencer naquele momento aquela dificuldade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, a bíblia é clara em dizer quem foi q matou os outros 4 gigantes - depois de Golias - e não foi DAVI. Como disse o seu amigo Missionário Vanderlei, veja:

      1º Gigante: Golias foi morto por davi - 1 Sm 17:40 - (Esse foi morto por Davi)
      2º Gigante: Isbi-Benote - morto por Absai - 2 Sm 21:17
      3º Gigante: Safe - morto por Sibecai de Husate - 2 Sm 21:18
      4º Gigante: Golias (mesmo nome do primeiro) - morto por Elanã - 2 Sm 21:19
      5º Gigante: Sem Nome, morto do Jônatas, irmão de Davi - 2 Sm 21:21

      Se puder, comente por favor.

      Excluir
    2. vitória...
      meditar com mais atenção na biblía é ótimo a exegési está errada do texto de 2Sm21.15 em diante...SL119.148
      mas o senhor é uma benção continue se esforçando

      Excluir
    3. vitória...
      meditar com mais atenção na biblía é ótimo a exegési está errada do texto de 2Sm21.15 em diante...SL119.148
      mas o senhor é uma benção continue se esforçando

      Excluir
  8. Em 1 Samuel 17:34 até o 37, nos mostra que Davi matou um leão e um urso antes de matar Golias.Ele tinha uma unção, ele estava possuído pelo espírito de Deus.
    UNÇÃO ESPIRITUAL (DIC. BÍBLICO) - É A CAPACIDADE DADA POR DEUS A ALGUMA PESSOA, CREDENCIANDO - A PARA CUMPRIR UMAS MISSÕES ESPECÍFICAS, ESPECIAIS DENTRO DOS PROPÓSITOS DIVINOS.

    ResponderExcluir
  9. Eu aprendi também que essas quatros pedras simbolizava as pessoas que não acreditaram em Davi:
    1º Seu pai não acreditava em Davi
    2ª Seus irmãos não acreditavam nele
    3ª Saul não creditou nele
    4ª Golias não acreditou nele.

    Mais teve uma pedra que Davi usou para derrubar Golias. A pedra da Fé e da confiança em Deus, as outras pedras ficaram de lado, pois a maior pedra que foi usada para abater o gigante, Davi a usou com fé, precisamos aplicar isso sobre nossa vida.
    Muitos não acreditam em nós, mais tem uma pedra angular chamada Jesus Cristo, que acredita em nós mediante a fé que temos nele.
    Que Jesus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  10. que Deus ta bençoa pastor joel pela sua disposicao e pesquisa que o espirito santo continua te ajudar.irmao joão israel malungo angola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, a bíblia é clara em dizer quem foi q matou os outros 4 gigantes - depois de Golias - e não foi DAVI. Como disse o seu amigo Missionário Vanderlei, veja:

      1º Gigante: Golias foi morto por davi - 1 Sm 17:40 - (Esse foi morto por Davi)
      2º Gigante: Isbi-Benote - morto por Absai - 2 Sm 21:17
      3º Gigante: Safe - morto por Sibecai de Husate - 2 Sm 21:18
      4º Gigante: Golias (mesmo nome do primeiro) - morto por Elanã - 2 Sm 21:19
      5º Gigante: Sem Nome, morto do Jônatas, irmão de Davi - 2 Sm 21:21

      Se puder, comente por favor.

      Excluir
  11. No versículo 7 de capítulo, diz que Abisai em socorro de Davi matou o gigante Isbi-Benobe. Não foi Davi que o matou, e depois disso seus soldados juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel. Por tanto eu entendo que os outros supostos irmão de Golias foram mortos pelos soldados, já que Davi não estava mas a frente das batalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc imrão, este estudo aqui de cima n é bíblico.

      Excluir
    2. irmão a biblia diz que este quatros gigantes cairam pela mão de davi e pela mão dos seus servos. ( 2samuel 21:22)

      Excluir
  12. tudo nas escrituras nos aponta para jesus,por que dele por ele e para ele são todas a coisas.tudo nas leis e profetas se refere a jesus,assim como a pedra que matou golias representava o próprio jesus,assim como a pedra que moisés feriu no deserto que saiu água o cajado de moisés ferindo a rocha representa a espada do soldado que feriu a cristo,o cajado de moisés e a espada da lei pela qual jesus foi morto, para se cumprir tudo que estava escrito sobre ele nas leis e nos profetas.

    ResponderExcluir
  13. Pastor, a bíblia é clara em dizer quem foi q matou os outros 4 gigantes - depois de Golias - e não foi DAVI. Como disse o seu amigo Missionário Vanderlei, veja:

    1º Gigante: Golias foi morto por davi - 1 Sm 17:40 - (Esse foi morto por Davi)
    2º Gigante: Isbi-Benote - morto por Absai - 2 Sm 21:17
    3º Gigante: Safe - morto por Sibecai de Husate - 2 Sm 21:18
    4º Gigante: Golias (mesmo nome do primeiro) - morto por Elanã - 2 Sm 21:19
    5º Gigante: Sem Nome, morto do Jônatas, irmão de Davi - 2 Sm 21:21

    Se puder, comente por favor.

    ResponderExcluir
  14. A paz do Criador a todos, vendo esse bom estudo aqui postado, e vendo tambem as demais opiniões dos colegas de fé,eu tambem resolvi dar minha humilde participação nesse assunto. amados eu não vejo nem um misterio nesse texto e nem uma revelação futura, para mim é uma historia q aconteceu de fato e ela serve de exemplo para não desistirmos em meio as dificuldades.o que fez Davi vencer o golias foi q ele já era ungido Rei de Israel, e mesmo assim sua fé precisava ser estimulada porisso Deus fez saul ofercer tantos premeios para quem vencesse o gigante, e Davi viu ali a oportunidade de mudar de vida era tudo ou nada. mas ja era o plano infalível de Deus para Davi intender q Deus era com ele. só lembrando Davi só enfrentou o gigante depois q ficou sabendo dos premios q ganharia. PORQUE 5 Pedras? . Davi era homem do campo e era cassador, quem vai casar passarinho com o istinlingui ou funda com uma pedra só? niguem é claro. Mas porque o gigante caiu na primeira pedra? é. simples intender isso. Davi era ser humano esse ser se exalta com facilidade, se Davi tivesse q usar 4 ou 5 pedras para derrubar golias Davi poderia se sentir Bon achando q era sua abilidade e não o Deus poderosso q tinha dado a vitoria, foi porisso q a primeira pedra direcionada pelo dedo de Deus derrubou o afrontador, JUIZES 7:1 ao 8, é o maior exemplo disso quañdo Deus disse Gedeão Jz 7:2 Gideao e demais o povo q esta contigo para eu entregar os medianitas em suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim dizendo. a minha propia mao me livrou. porisso intendo q por esse motivo Deus nao permitiu Davi usar mais pedras,pois se ele se exaltasse atrpalharia os planos de Deus para a sucessão de saul. e o Nascimento do Messias q vem da Raiz de Jesse. att Presb Charles Santos IG pentecostal Nova Jerusalém de Cristo.cidade vespasiano. minas Gerais

    ResponderExcluir
  15. Nessa parte da bíblia o mais importante e vermos ,que ato de Davi de enfrentar o gigante encorajou os seus servos . Não é a quantidade de pedras mas sim a certeza que ele vai cair.

    ResponderExcluir
  16. Até quando ficarão em debates que não tem edificação?
    é por isso que a bíblia relata que uns pregam por vaidade,
    outros por inveja, outros por dinheiro e outros por amor, mas,
    tem que ser pregado não é verdade meus irmãos.
    DEUS VOS ABENÇOE NA PESSOA DE CRISTO...

    ResponderExcluir
  17. irmaos a paz do senhor minha nobre observaçao com base a palavra de Deus irmão a biblia diz que este quatros gigantes cairam pela mão de davi e pela mão dos seus servos. ( 2samuel 21:22)muito simples tem dois Golias na biblia certo um morto por elana e outro por DAvi certo quando diz que cairam esta se relacionado a todos gigantes davi lutou contra golias e vençeu entao os demais cairam pela mao de seus servos isto quer dizaer que o gigante foi destruido pela mao de DAvi no caso o primeiro e os demais pelas maos de seus servos Davi nao derrotou todos cada um destruio um por isto tem o verbo cair cairam mas nao so pelas mao de davi mas como tambem pela mao dos seus servos pois tambem nao relata que as outras pedras foi usada nos outros gigantes ,mas foram ferido pelos demais servos a biblia ela e bem clara ela relata certinho que davi matou so um gigante os outros foram ferido pelo seus servos colocando no mesmo texto o gigante que davi derrotou fazendo assim e usando o termo cairam pelas maos vejam pelas ou seja as maos de davi e de seu servos mai de um espero ter ajudado Deus abençoe vcs

    ResponderExcluir
  18. gloria a DEUS pelas vitorias que deus nos da .
    a vitoria de DAVI veio de DEUS .
    mas ele era um rapaz de DEUS .ungido.com glalidades.
    ELE havia vencido leao,urso e agora golias de gate.
    ELE nao venceu os 5 gigantes.porque só apareceu 1.
    mas estava preparado para vencer os 5 gigantes.
    aleluuuuia.
    por isso escolheeeeeeu 5 pedrigas.
    ele tinhas abilidades com a funda.
    É so nós termos corragem ,unção .que DEUS VAI NA FRENTE.
    FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  19. Não sou teólogo, más acredito que David deu as pedras para cada um dos seus amigos. Pois foram eles que mataran os outros gigantes. A biblia não menciona más por representar poder de Deus ñas pedras. Se eu estiver errado espero que me falem, sobre essa teoría.

    ResponderExcluir
  20. Bom. Como o texto é histórico e literal. Mas as aplicações podem ser espirituais. Davi passou no ribeiro e pegou 5 pedras e pôs no alforje. Isso fala de coisas que nós temos que fazer. Quando o gigante cai, quem deu vitoria a Davi foi Deus. Davi venceu o urso e o leão e o gigante porque estava "cheio do Espírito Santo". É loucura imaginar que ele "franzino' como era tenha vencidona sua própria força.

    ResponderExcluir
  21. Bom. O texto é histórico e literal. Mas as aplicações podem ser espirituais. Davi passou no ribeiro e pegou 5 pedras e pôs no alforje. Isso fala de coisas que nós temos que fazer. Quando o gigante cai, quem deu vitoria a Davi foi Deus. Davi venceu o urso e o leão e o gigante porque estava "cheio do Espírito Santo". É loucura imaginar que ele "franzino' como era tenha vencidona sua própria força.

    ResponderExcluir
  22. ~devemos tomar muito cuidado pra nao usarmos anacromia nos textos sagrados paz

    ResponderExcluir
  23. Humildemente creio que está ligado a numerologia bíblica, o número 5 é o número da morte.
    Deus abençoe a todos em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  24. Paz achei seu comentário sobre essa passagem hoje(19/10/2018).
    Soletre a palavra perseverança.
    Per-se-ve-ran-ça. 5 sílabas, busquei muito também o signigaicado dessas 5 pedras e não foi o Google, não foi homem algum que me revelou isso foi Deus, seu Santo Espírito. As cinco pedras significa perseverança. Davi deveria ser perseverante, um abraço Graça e Paz.
    Pr ReinaldoRangel
    Seu conservo

    ResponderExcluir
  25. a minha opinião Davi sabia que golias tinha mais 4 irmão e ele já se preveniu,já leva uma pedra para cada um se caso fosse preciso porque um homem de Deus anda prevenido

    ResponderExcluir
  26. Davi foi ungido a rei o caminho de Davi todo foi ungido por Deus as pedras precisavam estarem separadas nas mãos do rei as pedras foram tiradas do Ribeiro, ppr que do Ribeiro?
    Porque pedras que estão no Ribeiro elas rolam conforme os movimentos das águas, era necessário elas serem redondas e nunca com pontas, fora do Ribeiro as pedras não são transformadas ficam sujas e com pontas precisamos de águas vivas que nos arraste e tire as pontas nós tornando todos iguais as armas espirituais necessitam de profundidades para pega-las as pedras estavam no fundo do Ribeiro para pegar as pedras Davi precisou se afixar e se ajoelhar para alcançar o fundo do ribeiro se curvar para pega-las na funda só cabia pedras redondas não poderia ser com pontas pegou aí no seu espírito?
    Na cruz só cabia Jesus!
    Então as pedras de Davi estavam cheias de unção ele passou por um processo de nível altíssimo para chegar onde Deus queria que ele chegasse não importa quem precisou matar os gigantes porém que foram morto por Davi isso é certeza a unção de rei pode tudo, ele era rei Jesus foi rei e carregamos a unção de Jesus e operamos milagres prodígios e maravilhas apenas através do nome de Jesus, Davi foi esse exemplo a unção tudo pode, para isso no seu espírito foi papai quem me mandou escrever isso para vcs, não sou teólogo, não li a bíblia inteira, não sou contra quem é!
    Mas eu tenho um professor chamado Espírito Santo ele não me deixa errar nunca, obrigada a todos, espero que o meu senhor esteja com todos e tragam sabedoria em todo o tempo na profundidade da escrita revelações jamais vistas e ouvidas é o meu desejo para todos.

    ResponderExcluir
  27. Eu tbm aprendi como o pastor as pedras simboliza os gigantes q Davi iria enfrentar aprendi tbm q significa a nossa vida espiritual Davi pegou 5 pedras 1 acertou o gigante e as outras 4 simbolizava mais gigantes mais provas mas nem Davi sabia Davi nao presisava de 5 pedras pra acertar o golias pois foi no nome de Jesus jamais Deus ia desamparar ele reflitam ore a Deus pois o Espirito Santo fala ensina cada um de nos a biblia cada dia tem um significado cada um Deus fala diferente amem graça e paz a todos que o amor do Senhor reine sempre em nossas vidas no nome de Jesus

    ResponderExcluir
  28. amados irmãos após ler o estudo do pastor e os comentários dos irmãos, fui verificar na bíblia as referências registradas pelo Eduardo viver,e fiz isso em várias versões, NVI, linguagem de hoje etc, e gostaria de dar a minha humilde opinião.
    a melhor resposta que encontrei foi na versão João Ferreira De Almeida (revisada e corrigida) em 1 Samuel 17.50 diz " e Davi feriu o filisteu e o matou" enquanto que nas passagens dos versículos citados pelo irmão diz apenas que esses homens "feriram os gigantes", eu acredito que nem sempre quem tá ferido tá morto, e 2 Samuel 21.22 deixa bem claro " e caíram pela mão de DAVI" e pela mão dos seus servos, eu respeito a opinião dos amados em Cristo mas concordo com o pastor, Davi tinha plena convicção em Deus que não ia errar a testa de Golias e já tinha falado com antecedência o que ia acontecer 1 Sam 45 e 46,o nosso Deus não é Deus de coincidências é Deus de certezas absolutas , pense comigo sobraram 4 pedras e Davi teria que enfrentas mais 4 gigantes. abraços a todos amantes da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  29. irmãos esqueci de colocar o capitulo em uma das referências è 1 Samuel 17 45 e 46

    ResponderExcluir
  30. Só uma coisa,porque os irmãos de Golias,Não entraram na Guerra?Após a Derrota de Seu irmão?

    ResponderExcluir
  31. 5 virgens tem que ter RESERVA amados, pois haverá outras pelejas á frente.

    ResponderExcluir

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor