segunda-feira, 8 de julho de 2013

COOPERAÇÃO: PROPÓSITO DE DEUS PARA O CRISTÃO


REFERÊNCIA: Gen 2.18 “ E disse mais o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; lhe farei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

INTRODUÇÃO: Desde o principio Deus revela a necessidade do ser humano em manter uma cooperação com o outro, seu próximo. E a necessidade do homem devidamente suprida pela mulher. Uma pessoa dependendo de outra pessoa para realizar sua missão, cumprir seu destino terreno e ter a completa felicidade na plena realização do fim para o qual é desafiado.

A cooperação ou auxilio definido aqui, não se trata de realizar a missão do outro, mais estar com o outro, participando do seu empreendimento, quer torcendo, proporcionando meios, ou simplesmente permanecer ao seu lado. Isto com absoluta certeza oferece um conforto a mais que aumenta em muito as chances do êxito em cada empreendimento.

1. Considerações em fatos reais de cooperação:

a. Quando Deus cria o homem, criou também a mulher para ser sua ajudadora, cooperadora para estar ao seu lado no empreendimento de cultivar o Jardim, procriar e povoar a terra.

b. Eva decidiu deixar sua obrigação e Santa convocação para estar ao lado da serpente e cooperar com ela no projeto de separação da criatura com Deus.

c. A depravação da humanidade teve um ponto alto e insustentável e Deus envia o dilúvio é anunciado para dar fim a essa corrupção.

d. Noé foi achado agradável a Deus e empreende a construção da Arca, sem qualquer ajuda aparente, conclui o projeto em 100 anos, e surge a cooperação da esposa, filhos e noras que entram na Arca para transladar a vida a uma nova época após um ano, um mês e dez dias dentro da Arca (Gen 7.6, 11, 8.13, 14, 16) saem da Arca Noé e seus cooperadores, a esposa, filhos e noras.

e. Em Gen 11 temos o empreendimento de construção de Babel, Ninrode (Gen 10.9,10, conta com a cooperação de todo povo, que era unanime e falavam a da mesma coisa (Gen 11.6) levam a efeito uma obra que transcende aos propósitos de Deus ao homem dessa época, construindo algo que os colocariam em alta, uma torre que alcance ao céu. Deus confirma novamente a importância da cooperação, incentivo e unidade do povo, capaz de realizar algo até então impossível, e intervindo confunde a língua para que não se entendam e se espalhem sobre a terra conforme seu propósito original. Depois este caso é reconsiderado em Jo 17.21.

f. Em Lucas 10.30-37 temos um claro exemplo de cooperação, dado por Jesus nesta parábola sobre o amor. Aqui os religiosos: sacerdote e o levita passam por longe da necessidade de uma pessoa com sua vida em risco. Um viajante samaritano volta-se para essa vitima e por um momento deixa tudo e o assiste com seu tempo, sua companhia, seus remédios, seu dinheiro, sua cavalgadura, com conforto de uma casa e uma cama e comida na estalagem, e com o credito que possuía ali caso lhe faltasse algo.



2. Dois Princípios a serem considerados na cooperação e auxilio do próximo

a. Querer ajudar ( a decisão de quem deseja cooperar)

b. A decisão de aceitar ajuda por parte de quem realiza a tarefa

i. Exemplos bíblicos de rejeição de ajuda Dois ladrões na cruz ao lado de Jesus. Um reconhece seu estado e pede ajuda a Cristo que lhe oferece a entrada garantida em Seu Reino, o outro não reconhece seu estado e pede provas de que Jesus poderia ajudá-lo (Luc 23.39-43)

ii. Os Judeus não aceitam a Jesus como Salvador pessoal e não o recebem como seu Messias, mais o rejeitam, perseguem, acusam e condenam como criminoso, Aquele que veio para os salvar (Jo 1.11)



3. A cooperação só será efetivada se o necessitado reconhecer sua situação

a. Paulo navegando para Roma como prisioneiro alerta a todos sobre a viagem se tornar perigosa ( Atos 27.10,11), mais o centurião dá mais credito ao piloto do navio, e acabam por naufragar depois de muito prejuízo e perigos, embora por ultimo ainda ouvirem ao conselho cooperativo de Paulo em não abandonar o navio durante a tempestade, sendo salvos 276 vidas sem que nenhum se perdesse.



4. A cooperação precisa ser entendida e vista sobre dois ponto de vista:

a. Do ponto de vista prático > quando podemos ajudar alguém a realizar uma tarefa, apoiar em um serviço, ou estar ao lado de alguém que passa por um momento difícil como enfermidade ou morte de ente-querido.

b. Do ponto de vista espiritual > quando pregamos o evangelho, oramos ou testemunhamos a alguém para que receba a sua salvação, ou por intervenção continua a Deus em clamor por alguém necessitado de ajuda mais que não aceita pessoalmente que lhe fale de Jesus.

5. Conclusão:

Podemos cooperar com outra pessoa muitas vezes calado mesmo mais ali, junto, talvez seja quando mais ajudamos.

A cooperação, friso novamente, não é fazer o que o outro tem para fazer, mais estar junto, ali, dizendo ”estou contigo”

Podemos encontrar dois tipos de pessoas cooperadoras que normalmente cruzam nosso caminho:

Os coveiros que são práticos demais em sua função de enterrar (sepultar) o defunto, e loguinho cumprem sua missão quando tem em mãos uma pessoa.

E as parteiras (enfermeiras, obstetras) que são aqueles que sua missão é ajudar sempre a dar a luz, trazer a vida, e está ali ao lado da gestante sempre prontos torcendo e cooperando para que a criança apareça logo.

Se a Eva permanecesse cooperando ao lado de Adão, tudo teria sido diferente. Mais como ela resolveu colocar-se ao lado da serpente e cooperar com ela. A humanidade sofre as consequências até hoje.

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. (I Cor 3:9)



Em Cristo: pastor Joel Verníck – mensagem do culto da noite de 19mai2013-I.B. Filadélfia Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor