segunda-feira, 8 de julho de 2013

O SACRIFICIO PERFEITO




TEXTO: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Isaías 64 : 4)



1. Introdução

Como filhos de Adão, toda raça humana participa da sua natureza e das consequências. E está destinado ao devido castigo, condenação e morte.

Porém Deus em sua infinita misericórdia, aceita um substituto sacrifício, no lugar da vida desse pecador. Mais tal sacrifício precisa preencher alguns requisitos, não pode ser qualquer objeto desse oferta, nem apresentada de qualquer modo.



2. A QUESTÃO DO SACRFÍCIO:

 Poderá o esforço de um pecador remover a mancha do pecado e da maldição?

 Poderia tal oferta satisfazer as exigências de uma tão grande necessidade, diante de um Deus tão poderoso, justo e perfeito?

 Poderá o pecador ter algo tão agradável que possa oferecer a Deus?

 Poderá alguém na mesma condenação, salvar da condenação outro pecador?

 Essa vida sacrificada livraria do aguilhão da morte, que é o pecado?

 Impossível: Sem derramamento de sangue inocente não há remissão de pecado. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. (Hebreus 9 : 22)



a) Vejamos alguns fatos que Deus registrou para nos ensinar a preciosidade do valor dessa “substituição”, à punição merecida a todo pecador.



GENESIS CAPÍTULO 4

1 E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.



b) Este acontecimento nos mostra como um Deus perfeito só aceitaria algo voluntário, e que fosse a melhor e mais perfeita oferta, tendo direito de rejeitar qualquer coisa que não preenchesse esse requisito.



(Gênesis 22 : 2)

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

(Gênesis 22 : 16) E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,



c) Neste texto, Deus nos ensina que por melhor que fosse a oferta humana, e por mais valorosa que fosse, não satisfaria os requisitos a serem preenchidos, diante de um Deus irado contra o pecado, desejando sempre salvar esse pecador.

d) Que não haveria objeto tão precioso ao homem capaz de agradar a Deus, substituindo a ofensa que o próprio ser lhe causou. Seria necessário então, algo maior, dado pelo próprio Deus em beneficio do resgate da comunhão perdida.



e) Aqui no cenário do SACRIFÍCIO de Isaque, aprendemos que por melhor e mais valiosa que seja a oferta do homem em lugar do seu pecado, ainda será inútil. O SENHOR aparece aqui como “YHW Jiréh”, provendo o “cordeiro” para o sacrifício no lugar da vida de Isaque o único filho de Abraão.

Mostrando as sombras das coisas futuras quando muitos anos depois, Ele mesmo daria a vida do Seu Unigênito Filho, numa das mesmas montanhas ao redor de Jerusalém, para salvar da morte os pecadores. Com um perfeitíssimo e único sacrifício, capaz de religar a Deus a criatura separada pela terrível consequência do pecado.



(Atos 10 : 38)Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.



3. Conclusão: Mais aqui podemos observar ainda que não foram todas as obras de milagres, curas e de todo bem que Jesus realiza em sua humanidade que resolve o problema dessa barreira Adâmica. Mais a sua morte, como realização da mais perfeita obra e sacrifício que se podia oferecer a um Deus todo Poderoso e Perfeito, para romper a barreira de separação entre a humanidade e seu Criador.



Tanto é que no ministério terreno de Jesus, Ele curou e andou fazendo todo bem. Mais foi a sua morte, com um único e “perfeito” sacrifício que conquistou a maior vitória para toda a humanidade, e essa sua perfeita e poderosa obra que rasgou o véu. Nenhum outro milagre mesmo de ressurreição de mortos, foi capaz disso. SÓ HAVERIA UM PERFEITO SACRIFICIO CAPAZ DE SOLUCIONAR ALGO TÃO IMPORTANTE E POR TODA A HUMANIDADE. Embora algumas vezes e casos essa solução ocorreu com um sacrifício de fé, pessoal e momentâneo.

Jesus cumpre todo seu sacrifício até o fim. Bastando agora a nós reconhecê-lo, para retomar a comunhão quebrada. E agradar a Deus.

E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (João 19 : 30)

O SACRIFICO PERFEITO SÓ PODERIA VIR DA PARTE DE DEUS MESMO!



Pastor Joel Verníck – educador MEC – bacharel e mestre em Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor