quinta-feira, 18 de julho de 2013

 A JUSTIÇA DE  DEUS REQUER A PUNIÇÃO DE TODO PECADO

O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. (Naum 1 : 3)

1.   Todo pecado é punido por Deus sem piedade nem dó. Precisa ser punido por causa da justiça e da Santidade de Deus. Mais a ação de Deus na  punição do pecado é para que salve o pecador. (João 12.31)
a.    Punido porque nem mesmo Cristo escapou disso. Deus mostrou que mesmo Jesus sendo seu perfeito e precioso Filho, não foi poupado quando permitiu que nossos  pecados fossem julgados, condenados e sentenciados em Cristo, carregando nossos pecados Jesus subiu aquela cruz, sendo punido até a morte, sem misericórdia, porque para o pecado não há misericórdia, ela se aplica ao pecador e não ao pecado.
                                  i.    Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (Lucas 12 : 5)

a)   A palavra se torna homem, e como homem Cristo manifesta o Reino de Deus em sua vida, não julgando os pecadores (João 3.17-19), mais condenando o pecado em sua própria carne, prova o amor de Deus com tamanho sacrifício para salvar a todos os pecadores que nele crerem e aceitarem o seu sacrifício em nosso lugar. Jesus vem como Filho de Deus ao mundo não, para julgar o mundo para salvar o mundo dos seus pecados, se fazendo pecado por nós.
b)   Deus mostra seu juízo na condenação e punição dos meus pecados em Cristo. A punição ou juízo já foi executado para me livrar da futura condenação e punição eterna.
c)   Eu aceitando o pagamento dessa conta agora, pago à vista, remove toda a divida e consequência futura. Caso contrario ela deverá ser paga por mim mesmo com juros eternos.
2.   Porque a divida precisa ser paga agora, e o juízo deve começar pela própria igreja?
a.   Porque a igreja é a casa de Deus, o corpo do Deus vivo, coluna da verdade em meio a um mundo de mentiras e engano. (I TIM 3.15)
b.   Porque todo pecado é punido, sem exceção, a fim de livrar o criminoso, pecador, do castigo, não por ser inocente, mais por que sua pena já foi paga por alguém. Isto é o que a Bíblia chama de “remissão”, remir significa, libertar mediante o pagamento de um preço, pago por outro, que passa a ter direito sobre a coisa ou pessoa resgatada. (Is 53.5)
c.   Deve ser punido, iniciando pela casa de Deus, porque Deus quer purificar para si um povo exclusivamente seu, zeloso e de bom testemunho. (Tito 2.14)
3.   Essa justiça de Deus é possível, real?
a.   Sim, o julgamento acontece por preservação da Palavra de Deus e dos seus atributos divino.
b.   Sendo impossível para Deus somente duas coisas que não fará:
                                 i.    DECIDIR pelo homem, dar o passo que nos compete dar
                                ii.    PECAR, mentindo ou enganando a criatura.
c.   A sua justiça se cumpre primariamente no livre arbítrio, através da liberdade de escolha dada ao homem, com a ressalva de tal escolha deve ser com a consciência em arcar com as consequências. Céu inferno, luz escuridão, bem ou mal. (Lucas 12.45)

4.   CONCLUSÃO:
Será sempre inteligente estar ao lado do Todo Poderoso, e aliado a ele através dos recursos que nos permitem essa união com Ele que Ele mesmo  providenciou pela mesma justiça.
Porque o juízo dEle é inevitável, e só escaparão aqueles que aceitarem a redenção através do único meio, que é a confissão da obra e do poder de Cristo, que nos livra da condenação do inferno, do juízo final e da ira do próprio Deus.
Por isso enquanto essa mesma justiça de Deus que condena e pune a todo pecado. Pode nos oferecer uma única oportunidade de nos livrarmos desse juízo e dessa terrível punição, aceitando a punição e castigo nos ombros de Jesus, por nós, e nos livrarmos graciosamente de um futuro terrível e eterno, sem ter quem livre depois. Deus nos ajude no maior dos seus poderes que é o AMOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor