quinta-feira, 18 de julho de 2013

O QUE SIGNIFICA LANÇAR o teu pão sobre as águas,


porque depois de muitos dias o acharás. (Eclesiastes 11 : 1)

O PÃO É A PALAVRA ESCRITA QUE SOBREVIVE AO TEMPO.
Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. (Lucas 21 : 33)

Conforme a argumentação teológica real, o pão que se refere o texto, é a Palavra de Deus, o verbo que se fez carne e habitou entre nós, o próprio Cristo;
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4 : 4)

O Verdadeiro alimento é Cristo em nós, o pão da vida. (Jo 6:48)

Muito bem, interessante relembramos que no comentário de Shedd este texto acrescenta a intenção de que refere aos navios que navegando sobre as águas, iam de um continente a outro, de um povo a outro, de uma nação a outra, levando grãos, e outras espécies de alimentos para sobrevivência humana. E isso seria o que o sábio referiu-se que a comida que era lançada sobre as águas nas embarcações, depois de muitos dias seriam encontradas, ou estariam em seus destinos. Tratando-se dos navios que carregavam grãos.

Mais do que isto, tratando-se da sabedoria de Deus em nos revelar a importância de sua Palavra como alimento a alma humana. Usa dessa figura, que durante muitos anos de conversão procurei um sentido mais próprio e profundo.

Vamos aos princípios da revelação de Deus a nós.

1.   O conhecimento que  temos hoje de  Deus e a sustentação da nossa fé nele vem através da Palavra que o Senhor  permitiu que chegasse ate nós, nas Sagradas Escrituras. A principio usando a vida e a capacidade de Moisés, o Senhor registrou a história do principio DE FORMA ESCRITA, a lei e trajetória do seu povo, criado para lhe servir, obedecer e dar glória.
2.   Esta história chega a nós seguramente através da escrita em grafia registrada através dos tempos, e que por um momento passou diretamente pela ação de Deus quando o próprio SENHOR, deu a Moisés as tábuas da Lei, inscrita em pedras pelo dedo do próprio Deus. Para que se perpetuasse e seguramente chegasse ate nós a sua voz.
E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. (Êxodo 31 : 18)
Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu. (Deuteronômio 5 : 22)

3.    Devido a importância para mais tarde, e futuramente até o tempo determinado do fim, tenhamos acesso ao conhecimento e revelação de Deus, para nós, que nos alimenta a fé, a esperança e sustenta a caminhada até o fim. Através da sua revelação escrita, levada a muitos povos até aqui. O Evangelho escrito por nada menos que quatro historiadores, registrando em língua conhecida da época o grego. Traz até nós a mensagem de boas novas, por onde Jesus passara em pessoa, na condição limitada e humana, embora tenha pré existido como o verbo, a Palavra. Agora necessita que sua Palavra seja difundida a todas as nações além mar grafa nos escritos N.T.
4.   Esse pão que se refere o texto é a mensagem de vida da parte de Deus, lançado sobre as águas para ser encontrado depois de muitos dias, quer dizer a palavra escrita que vai se propagando através dos livros, no caso da Bíblia, levando a vida, o alimento e a salvação a toda alma faminta.
5.   Sobre as águas, significa que quem a conduz esse pão, a Palavra escrita (escritura Sagrada) é O Espírito Santo que tem sido simbolicamente representado como a água nas escrituras. Pois é Ele quem nos conduz à palavra, revelando sua vontade, significado, sentido e propósito.

Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. (Amós 8 : 11)


Esse pão que se refere o texto realmente é a Palavra de Deus. Mais de forma escrita. Os livros, os rolos que através dos tempos sobre o auspicio do Espírito Santo (as águas) chega aos mais longínquos cantos da terra, e depois de muitos dias, meses e anos pode ser encontrado, ao abrir de cada pagina de sua escrita.

Os livros, em especial a Bíblia, a Escritura Sagrada tem o poder de um grande cargueiro marítimo, transportando muito alimento e sustentação para muitas vidas, por diversos mares, levando a vida eterna ao encontro daqueles que com fome e sede de Deus estão perecendo sem quem os ajude.

Cheguei a essa conclusão ao me deparar com uma simples cena de uma produção cinematográfica sobre uma menina rejeitada pela sua família, e solitária, ela descobre os livros e passa a sorver avidamente o seu conteúdo que lhe alimenta o conhecimento, a alma e a faz feliz. Todos os dias ela vai a uma biblioteca para ler, até que descobre que poderia leva-los para sua casa aos montões para saborea-los.
E quando ela está voltando com um carrinho cheio deles, muita informação e prazer que lhe trariam, então ela descobre que as pessoas que escreveram essas paginas a tempos ou anos atrás estavam agora lhe oferecendo uma excelente companhia para todos os dias de sua vida, que não seriam mais os mesmos de solidão e abandono. Porque ela tinha a companhia da leitura. Encontrou pão que foi trazido sobre as águas.
O PÃO QUE ELA PRECISA AGORA, HAVIA SIDO LANÇADO SOBRE AGUAS e chegara ATÉ ELA ATRAVES DOS TEMPOS, e nunca mais ela estaria só.
Esse texto de Eclesiastes 11 nos oferece a suma importância de toda a Bíblia escrita no passado, que conduz sobre o tempo a revelação de Deus e de seus propósitos para nós e em nós.
Um pão (alimento) lançado sobre as águas que chegou até aqui, onde depois de muitos dias ainda está sendo encontrado e continua servindo de alimento fresco para nossas vidas. 
Escreva a tua história com Deus, registre seu testemunho e experiência com o Todo Poderoso, e lance sobre as águas, enviando a alguém, que precisa hoje, amanhã e ou depois, enquanto Jesus não volta, lance você também o teu pão sobre as águas, porque certamente alguém o irá encontrar e se alimentar. Não devemos reter só para nós aquilo que recebemos de Deus, escreve, envie, compartilhe o pão que Deus te deu. Almas estão morrendo sem Deus enquanto o pão da vida está em tua despensa. Lance sobre as águas, ESCREVA QUE ALGUÉM VAI LER.

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. (I Pe 4 : 10)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor