segunda-feira, 12 de maio de 2014

Titulo:UM SACRIFICIO DE VALOR - REQUER UMA MOTIVAÇÃO NOBRE - tudo por amor

O CAMINHO EXCELENTE

I Cor 12.31: Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. (perfeito, NOBRE, especial)


1.   Não tem como falar DE DEUS, de vida, de mãe, de família e de ‘VIDA CRISTÃ’ sem falar de amor SACRIFICIAL e doação INCONDICIONAL.(agapê) sem barganha

I Cor cap13

1  AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

13  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

 

·         Assim como Deus e sua palavra não passam, mais são eternos. Também o amor o é. Depois de tudo ele estará. v. 8

·         Sua vida tem sido um ato de fé, de esperança, de sabedoria, ato profético, de obrigação, de devoção, um ato religioso, OU UM ATO DE AMOR. Prazer em fazer, em  doar.

·         O AGAPÊ, significa motivo sacrificial (motivação nobre). Aparece como uma palavra nova no MUNDO SECULAR grego, aparece 116 vezes NT.

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. (João 13 : 34) (atitude de valor nobre)

I João 2. 8  Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.

9  Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.

10  Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.

 

O AMOR É A LOCOMOTIVA ( a força propulsora a motivação)

O SACRIFICIO SÃO OS VAGÕES CARREGADOS do melhor para Deus.

2.   Segunda parte vamos ver o que acontece quando somos provados e experimentados nesse amor, por Deus

 

Genesis CAP 22.1  E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

2  E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi

 

Ø  Abraão havia obedecido a Deus em tudo, e recebido a confirmação de que Deus realmente lhe falou pelo fato de que todas Suas promessas milagrosamente se cumpriam. Isaque o filho da promessa nasceu e crescia, fruto de uma mãe de 90 e um pai de 100 anos.

Ø  Assim como o fiel servo Jó, que recebe o testemunho de Deus diante de satanás, agora Abrãao também foi colocado à prova no seu amor a Deus.

Ø  Para Deus não basta dizer “Senhor, Senhor” se não fizer o que Ele manda. Então o coração quando está num momento de grande alegria, passa a ser provado por Deus, para que nenhum elemento de hipocrisia, nem uma partícula de engano fique oculta. Pois assim como as partículas do berílio suportam altas temperaturas, as partículas menos nobres se dissipam com o calor da forja. Ficando o ouro derretido o mais puro pelo fogo.

Ø  Isso importa que Deus venha a tocar nos valores mais próximos e a mexer nas coisas que estão dentro do nosso coração, para que a mais pura verdade do intimo da alma seja revelada.

Ø  Pode haver muita boa vontade nos nossos lábios, muito talento em nossos louvores. Mais Deus vai, no momento certo, provar o que há dentro dos nossos corações. E não ficará satisfeito com qualquer coisa menos do que tudo.

 

ü  Conclusão:

A alma que tem todo seu amor sacrificial em Deus, não negará o seu Isaque, para Aquele que já é seu dono dele.

Não olha para as circunstancias, nem pelo valor do resultado, MAIS SIMPLESMENTE faz... V.7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

v. 8 nunca falhará...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caro leitor, você pode nos ajudar no crescimento da fé e da exegese de estudos e informações sobre os temas aqui publicados, deixando seu comentário. obrigado.. o autor